O Museu do Rádio Paraibano

A memória cultural de um povo é preservada pela instalação de museus. O Governador João Azevedo, com essa compreensão, tem dedicado especial atenção para as ações que objetivem salvaguardar e disseminar as informações culturais que formam a nossa história. Já pode ser destacado como o governante que mais investiu na criação de equipamentos museológicos em nosso Estado.

Os museus têm o papel de informar e educar por meio de exposições permanentes e temporárias, atividades recreativas, multimídias, vídeos, áudios e laboratórios. Através deles é estimulada a reflexão e aberta oportunidade para debates de interesses históricos, como forma de promover a socialização e os princípios de cidadania tão importantes para a efetivação das transformações culturais de uma comunidade.

A Paraíba é um grande centro cultural. E se faz necessário que a produção cultural de nosso povo seja identificada, documentada e protegida, permitindo que as gerações que se sucedem tenham acesso ao que pode se revelar registro inestimável da história de nossa gente. Seus acervos tornam-se, portanto, fontes de conhecimento e descobertas.

Amanhã será a vez da instalação do Museu do Rádio Paraibano. A sede da Rádio Tabajara, que integra atualmente a EPC – Empresa Paraibana de Comunicação, abrigará, a partir dos seus equipamentos, registros fotográficos e documentais, utilizados nos seus 87 anos de existência, cuidadosamente catalogados por equipe técnica comandada pela museóloga Bernardina Freire, da UFPB, todo o acervo que pretende contar a história da radiofonia paraibana. O espaço cultural a ser inaugurado ficará disponível à visitação presencial, bem como para a realização de pesquisas por escolas de educação básica, ensino médio e universidades. Em breve também serão disponibilizadas visitas virtuais através do site da EPC.

Esse resgate histórico, idealizado pela jornalista Naná Garcez, presidente da EPC, traduz a importância da Rádio Tabajara como patrimônio cultural paraibano, por ter sido a primeira emissora do estado. Entendimentos estão sendo mantidos com outras rádios da Paraíba, na busca de acolher acervos que enriqueçam o processo informativo do museu, abrangendo a história dos veículos de comunicação da radiofonia paraibana. Esse é um investimento arte-educativo, configurando-se como um centro de inclusão social e cultural, difundindo sua perspectiva de “espaço-pensante”, resgatando concepções de cultura, arte, jornalismo, história e patrimônio. Afinal de contas o saber mobiliza mundos, faz surgir ideias e realiza mudanças. O Governador João Azevedo está cumprindo muito bem sua missão, fertilizando um envolvimento social amplo que garanta a preservação da nossa memória, na interação entre cultura e cidadão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicações relacionadas
Total
0
Share