Professor Eliomar Brito: o homem de Aroeira

ELIOMAR GONÇALVES DE BRITO

* Sítio Logradouro, Bom Jesus (PB), 02/10/1942
+ Cajazeiras (PB), 12/04/2024

O professor aposentado Eliomar Gonçalves de Brito, um dedicado educador e amante da geografia, faleceu no dia 12 de abril de 2024, aos 81 anos. Sua trajetória de vida foi marcada por contribuições significativas para a educação e a comunidade.

Ele nasceu no dia 2 de outubro de 1942, no Sítio Logradouro, no atual município de Bom Jesus (PB), na Região Metropolitana de Cajazeiras, sendo filho de Filho de José de Brito Irmão e Rufina Gonçalves.

Iniciou seus estudos no Grupo Escolar Antônio Gonçalves Moreira, em Aroeira, antigo nome da comunidade que pertencia ao município de Cajazeiras. Concluiu o curso de auxiliar de escritório no Colégio Municipal Monsenhor Constantino Vieira, em Cajazeiras, e, posteriormente, o curso científico no Colégio Estadual de Cajazeiras. Licenciou-se em Geografia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Cajazeiras (Fafic).

Na adolescência, trabalhou na bodega de Seu Zuza Brito. Em 1966, trabalhou em Fortaleza como balconista. Em 1968, foi balconista em São Paulo. De 1970 a 1975, trabalhou como balconista no Armazém Narciso, em Cajazeiras.

Em 1976, através de concurso público, passou a lecionar em Cachoeira dos Índios. Em 1977, transferiu-se para lecionar na Escola Polivalente Cristiano Cartaxo, em Cajazeiras. No dia 17 de junho de 1978 passou a dirigir o Colégio Professor Joaquim Umbelino em Bom Jesus. Lecionou geografia no NAES – antigo Supletivo e foi secretário municipal de Bom Jesus.

O professor Eliomar Brito escreveu alguns livros, com destaque para: “Fatos e Personagens da História de Bom Jesus” e “Histórico e Meio Ambiente de Bom Jesus”.

Ele deixou viúva Maria do Socorro Saraiva Brito, 80 anos, com que teve três filhos: Kléber (in memoriam), os gêmeos Kledson e Klenia, e três netos, Yohanna, Charles Brown e Izabela.

Eliomar Brito será lembrado por sua paixão pelo conhecimento, sua dedicação à educação e seu legado na geografia e história de Bom Jesus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicações relacionadas
CLIQUE E LEIA

Papo de peru

Em visita paroquial à Fazenda Vaz, no município de Patos, o padre Levi Rodrigues recebeu dois carneiros de…
Total
0
Share