Romaria de Nossa Senhora Aparecida, em Boqueirão de Piranhas, tem grande potencial turístico

No dia 12 de outubro, fiéis católicos reverenciam a Padroeira do Brasil em todo o território nacional demonstrando devoção e gratidão, cada um à sua maneira. Romarias, procissões, penitências… Muitas são as formas de agradecer à Nossa Senhora Aparecida pelas graças alcançadas, fazer promessas ou simplesmente pedir bênçãos.

No distrito de Engenheiro Avidos, o Boqueirão de Piranhas, em Cajazeiras, no Sertão da Paraíba, a peregrinação até a imagem de Nossa Senhora no alto da Serra de Boqueirão, está se tornando um dos eventos católicos que mais cresce na região.

Devotos de várias idades começam a chegar em Boqueirão nas primeiras horas da madrugada. Muitos se deslocam a pé vindos da zona urbana de Cajazeiras, que é sede da Diocese. Outros fazem o trajeto de carro até o início da estrada, vindos de diversas cidades. De lá seguem caminhando até o alto da serra. São cerca de 15 quilômetros de romaria em nome da Padroeira.

“É muito doloroso, mas quando a gente tem fé em Deus e em Nossa Senhora Aparecida, a gente consegue o pedido do nosso coração”, diz a jovem Kênya, que subiu a serra junto com a mãe dela, dona Sônia. “Eu vim aqui sem nenhuma intenção. Nossa Senhora e meu Jesus sabem o que ele vai me dar”, falou a idosa.

A imagem que foi construída na serra de Boqueirão, em Cajazeiras, tem basicamente o tamanho de uma pessoa de estatura média. Por isso, além de santuário, o local está se tornando também ponto turístico para os fiéis registrarem o momento em fotografias.

O líder comunitário Francisco Ferreira, conhecido na região como Chico do Compressor, é um dos idealizadores e principal organizador da festa de Nossa Senhora em Boqueirão. Além da importância do ato de fé que o evento representa, Chico espera que a peregrinação faça crescer cada vez mais o turismo religioso em Boqueirão.

“Ano que vem nós vamos botar esse evento para  crescer dobrado; e a cada dia que se passa, crescer mais. É muita gratidão ser um devoto de Nossa Senhora”, disse o líder comunitário ao Diário do Sertão.

Alisson Lira, o Neguinho de Boqueirão, secretário de Infraestrutura de Cajazeiras, também participa do evento como devoto e como um dos apoiadores. Ele avisa que já existem, pelo menos, duas emendas parlamentares destinadas ao crescimento da festa der Nossa Senhora Aparecida em Boqueirão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicações relacionadas
Total
0
Share