Laboratório de Acessibilidade, Mobilidade Urbana e Transportes realiza mostra no IFPB em Cajazeiras

O Laboratório de Acessibilidade, Mobilidade Urbana e Transportes (LAMUT) realizou a I Mostra LAMUT – Ações e Produções 2022.1, que contou com mais de cem participantes, entre alunos, servidores e pessoas externas ao IFPB. O evento aconteceu na manhã do dia 21 de setembro, no Auditório do Campus Cajazeiras do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPP).

A abertura da Mostra foi realizada pela coordenadora do LAMUT, Profa. Caroline Muñoz Cevada Jeronymo, que deu as boas-vindas aos participantes do evento juntamente com a diretora-geral Lucrécia Teresa Gonçalves Petrucci, o diretor de Ensino Abinadabe Silva Andrade e o coordenador da Unidade de Indústria, Leonardo Pereira de Lucena Silva, que ressaltaram a importância dos projetos de pesquisa e extensão para o desenvolvimento e aprendizado dos alunos.

Um dos momentos mais importantes na Mostra foi a palestra de Cleo Adário e Alice Braune, integrantes da Rede Mob abordando o tema Mob 4.0 e novas possibilidades em mobilidade urbana. Após a palestra, houve a apresentação dos estagiários de TCCs, projetos de pesquisa e extensão que estão sendo desenvolvidos junto ao laboratório.

No evento, foram apresentadas várias dimensões de atuação dos discentes junto ao LAMUT, como estágio, monitoria, projetos de pesquisa, extensão, execução de eventos e Trabalhos de Conclusão de Curso e, discutidos vários assuntos relevantes para a área de mobilidade e transportes, dentre eles: mobilidade urbana, ruas completas, acessibilidade, sinalização viária, segurança viária e desafio intermodal.

Segundo a Coordenadora do LAMUT, Profa. Carol Jeronymo, a Mostra é um evento de aprendizado e compartilhamento de experiências que agrega de forma positiva para a construção acadêmica e profissional dos alunos, em alguns momentos, se traduzindo em experiências únicas.

No encerramento outros professores do LAMUT destacaram pontos relevantes para a Mostra; o Prof. George da Cruz Silva pontuou questões marcantes relacionadas à experiência urbana da mobilidade ativa na região e o potencial de estudo que surge junto ao laboratório. Já a Profa. Eva Maria Campos Pereira refletiu sobre o retorno que estas atividades dão junto ao ensino e como é significativo este processo para estudantes e professores. Ao final, foram apresentadas as principais expectativas para 2023 com o lançamento de uma nova linha de pesquisa “Mobilidade e Interseccionalidade”, novos projetos como a Carona Solidária, e a intenção de agregar servidores e discentes de outros cursos, além de Engenharia Civil e Edificações.

COM INFORMAÇÕES DO IFPB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicações relacionadas
Total
0
Share