Dnocs toma medidas para garantir segurança da Barragem Engenheiro Avidos, em Cajazeiras

O Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) informa que, em conjunto com a Agência Nacional de Águas (ANA), definiu medidas para garantir a segurança da Barragem Engenheiro Avidos, o Boqueirão de Piranhas, localizada entre São José de Piranhas e Cajazeiras, na Paraíba.

Nível atual e medidas de segurança:

  • A cota atual do reservatório está em 308,98 metros, com um volume acumulado de 112.071.011 m³.
  • A cota do coroamento da ensecadeira está em 310,00 metros.
  • O nível de segurança da ensecadeira é de 309,50 metros, com uma folga de 0,50 metro, o que representa um volume de 120.346.489,00 m³.
  • Considerando a redução no aporte de água por chuvas na região, o Dnocs decidiu:
    1. Fechar totalmente uma das comportas do vertedouro da barragem.
    2. Fechar parcialmente a segunda comporta, mantendo uma abertura de 20 centímetros.

As medidas visam garantir o acúmulo de água para atender à população que depende do reservatório, além de reduzir o impacto negativo do volume de água no Rio Piranhas para as comunidades ribeirinhas.

O Dnocs e a ANA realizarão um monitoramento constante da cota do reservatório para garantir a manutenção do nível de segurança (309,50 metros). Qualquer elevação da cota que possa comprometer a estabilidade da ensecadeira resultará na imediata abertura das comportas.

Comunicação e ações futuras

O Dnocs manterá a população informada sobre a situação da Barragem Engenheiro Avidos através de seus canais de comunicação oficiais. Ações adicionais serão tomadas caso necessário para garantir a segurança da barragem e o bem-estar da população.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicações relacionadas
Total
0
Share