As realizações da área acadêmica e o descaso da população

Nos últimos dias assisti a dois eventos levados a público peal FASP e pela Santa Maria, todos dois da maior importância e abrangência, agora, com escasso comparecimento de público fora do ambiente estritamente acadêmico.

O primeiro, uma conferência que foi precedida por longa entrevista numa das rádios locais, foi proferida pelo PHD Welder Roberto, de somenos, o aparecimento de um cidadão com semelhante currículo por nossa cidade, já seria algo fora do comum, pois não existem cidadãos com este título esbarrando uns nos outros , é o maior posto acadêmico que existe, só o nome (Philosophiæ Doctor – Doutor da Filosofia) já indica o grau de conhecimento do conferencista, e o tema da conferência: “Delação Premiada”, com essas operações sendo levadas à mídia todos os dias, tanto no âmbito nacional, como local, não poderia ser mais interessante e atual, lei de 2013, que pouquíssimos operadores do Direito, em especial os que aqui militam (o caso da Operação Andaime), tem conhecimento adequado se fica a emitir especulações às vezes carecendo de sentido, sobre esse tema recente e tão comentado. Aqui. Nosso Joaquim Alencar (apresentador da Conferência), deve ter tido grande dificuldade em agendar essa conferência tão disputado.

Eu achei que não iria caber o espaço destinado para o evento, mas meu amigo Alberto Nóbrega ma tranqüilizou: você como advogado, certamente vai ter acesso. Quando cheguei ao La Fiesta, onde se deu o evento, me surpreendi com o pouco comparecimento: Além da comunidade acadêmica da FASP, muito poucos advogados ou interessados estavam lá. A conferência foi muitíssimo proveitosa, o conferencista com uma dinâmica diferenciada, muito didática e o tema o mais palpitante da atualidade, tanto em termos nacionais, como no âmbito paroquiano. A ausência de público me impressionou, parecia que era um tema como da Antártica, de frio, e não o que todo dia vemos nas nossas .mídias. Nem tão cedo teremos uma conferência semelhante, lamentável.

Ontem, Compareci ao 13 ͣ Jornada das Faculdades Santa Maria versando sobre o Empreendedorismo, com conferência, lançamento de livro, oficinas, e outras atividades, em que fui representar o Secretário de Administração, inclusive com transmissão ao vivo por rádio, e outras mídias, e contando com a organização dessa casa que é referência em toda a região. Primeiro impressionou pela edição, já é a 13ͣ vez que é realizada, o alcance e a relevância do encontro, empreender é uma das coisas que mais precisamos em nossa região.

Agora, fora as autoridades (em que naturalmente não me incluo) e a comunidade acadêmica, da Santa Maria, o restante de um possível público-alvo desses eventos, ou seja, quem estivesse interessado em empreender, poucos compareceram; eu mesmo nem sabia que um evento desse porte acontecia em nossa cidade, e ainda mais sendo pela 13ͣ versão.

Então podemos fazer a seguinte constatação: Nossos organizadores do setor da educação se esmeram de uma forma extraordinária para realizar os melhores eventos que possam haver, e naturalmente devem gastar tempo e recursos para que estes aconteçam, mas nossa comunidade como um todo, ao invés de se associar ou pelo menos acompanhar o que tem sido feito, fica (e o locutor que vos fala, incluso), na indiferença ou mesmo na alienação.

Agora se fossem eventos sociais ou políticos, ia sair gente pelo ladrão.

Fica a constatação muito ficamos devendo aos poucos que realmente tem compromisso em buscar o que há de melhor para mostrar para nós, e o grosso da população pouco está ligando.

Estamos devendo o merecido reconhecimento a esses poucos. Ainda bem que os temos.

No meu caso, já tinha desanimado e entregado os pontos. Mas fica o meu registro e minha admiração por esses/essas poucas pessoas abnegadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicações relacionadas
Total
0
Share