Rua Ernesto Rolim

Artéria que se estende da Rua Tiburtino Cartaxo e vai até à Rua São Francisco, formando uma curva com acentuada inclinação para a esquerda, no seu cruzamento com a Rua 21 de abril. Prossegue em linha direta até às proximidades da feira semanal das Capoeiras. Em toda sua extensão, é calçada, a paralelepípedos.

Ernesto da Silveira Rolim foi um bravo cajazeirense que ficou lembrado pela corajosa atitude, em defesa dos seus conterrâneos, em momentos aflitivos, vividos pela população local. Dotado de invulgar inteligência e extraordinária criatividade, costumava, para surpresa dos seus amigos, inventar aparelhos de comprovadas utilidades e fácil manejo. Sem dispor de recursos técnicos, confeccionou um aparelho para medir água, quando, em sua cidade, ninguém tinha, ainda, conhecimento da existência do hidrômetro. Exerceu o cargo de Delegado de Polícia e foi combativo, em defesa da ordem, no início do século passado, quando procurava impedir distúrbios, em plena feira da cidade, praticados por malfeitores, residentes no, então, vizinho município de Lavras da Mangabeira.

DO LIVRO ‘RUAS DE CAJAZEIRAS’, DE DEUSDEDIT LEITÃO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicações relacionadas
CLIQUE E LEIA

Dia de festa

Em 13 de junho de 1961, José Antônio de Albuquerque, reuniu-se, em confraternização, com amigos e amigas, na…
CLIQUE E LEIA

Indigente

VALIOMAR ROLIM Donato não conseguia entender o comportamento daquela família. Para uma pessoa como ele, psiquiatra por formação,…
Total
0
Share