Leopoldo Ferreira, o Borracha

LEOPOLDO DE SOUZA FERREIRA

* Sítio Mata Fresca, Cajazeiras (PB), 28/04/1940

Conhecidíssimo em toda Cajazeiras, Borracha nasceu no dia 28 de abril de 1940, no Sítio Mata Fresca, nas redondezas de Cajazeiras, sendo o seu nome Leopoldo de Souza Ferreira.

De acordo com o professor Francelino Soares, Borracha, em sua infância, estudou na Escola de Dona Lica, onde cursou até o antigo Exame de Admissão ao Ginásio, chegando a matricular-se na primeira série do Curso Ginasial, no Colégio Salesiano Padre Rolim, ainda nos tempos dos salesianos.

Entre outras atividades que Borracha exerceu, destacam-se as seguintes: reformador de móveis, na movelaria de João Cassiano; auxiliar de sacristão, nos tempos do saudoso Zé Sacristão; cobrador da Empresa Viação Gaivota (linha João Pessoa-Rio Tinto), contratado que foi pelo empresário Ramon Lyra; auxiliar de portaria do Seminário Arquidiocesano da Paraíba (João Pessoa, 1957).

Folião desde 1955, Borracha foi consagrado o Rei Momo da folia local no carnaval de 1973, tendo sido coroado em palanque montado na Avenida Presidente João Pessoa.

Como boêmio e cantor, Borracha desenvolveu atividades, formando um trio musical com “Burra Cega” e Zé Badim, atuando, inclusive, em um Carnaval, junto à famosa Orquestra Manaíra; radioescuta junto à Coletoria Estadual de Cajazeiras, para onde foi levado pelas mãos de José Gonçalves.

Hoje, vive “curtindo” a sua aposentadoria, como Oficial de Justiça, junto ao Tribunal de Justiça (Fórum de Cajazeiras), para onde foi conduzido, mais uma vez, pelas mãos do seu amigo Zé Sacristão, em decorrência de vaga, com a aposentadoria de José Isidoro.

Borracha é pai de nove filhos: seis do primeiro enlace (com Lourdes) e três (com Dilô, atual companheira).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicações relacionadas
Total
0
Share