Monsenhor Agripino

AGRIPINO FERREIRA DE ASSIS

* Paulista (PB), 24/02/1961

Agripino Ferreira de Assis nasceu no dia 24 de fevereiro de 1961, no sítio Barra da Caiçara, município de Paulista (PB), sendo filho do casal Afonso Ferreira de Assis e Alzira Lima de Assis.

Foi batizado em 28 de maio de 1961, na Capela de São José, em Paulista, tendo recebido o sacramento do Batismo através do Cônego Francisco Ferreira de Andrade. Aos dois anos, Agripino recebeu o sacramento da Crisma, também em Paulista. Com doze anos, recebeu o sacramento da Eucaristia, que teve como celebrante o Padre Solon Dantas de França.

Em 1982, ingressou no Seminário Nossa Senhora da Assunção, em Cajazeiras, onde concluiu o ensino médio. No primeiro dia de agosto de 1987, recebeu, na Paróquia de Nossa Senhora do Bom Sucesso, em Pombal, o ministério do Leitorado, que teve como celebrante o bispo diocesano Dom Zacarias Rolim de Moura.

No ano de 1988, na Capela de Nossa Senhora Aparecida, do Pontifício Colégio Pio Brasileiro, recebeu o ministério do Acolitato, na solene concelebração eucarística presidida pelo cardeal Dom Agnelo Rossi. Em 20 de outubro de 1991, recebeu, pela imposição das mãos do bispo diocesano Dom Matias Patrício de Macedo, o sacramento do Diaconato na Catedral de Nossa Senhora da Piedade.

Recebeu a Ordenação Sacerdotal no dia 19 de março de 1992, na Paróquia de Nossa Senhora de Bom Sucesso, em Pombal pelas mãos do bispo da Diocese de Cajazeiras Dom Matias Patrício de Macedo.

Padre Agripino ocupou inúmeras funções na estrutura organizacional da Diocese de Cajazeiras, destacando-se o período em que foi reitor do Seminário Nossa Senhora da Assunção (1992-2006), pároco da Catedral de Nossa Senhora da Piedade, Vigário Geral da Diocese, Administrador Diocesano e diretor da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Cajazeiras (Fafic).

Nestes longos anos de ordenação sacerdotal, outros capítulos importantes foram escritos nos tomos da Igreja de Cajazeiras, a saber: as folhas do governo pastoral das paróquias Nossa Senhora do Rosário em São João do Rio do Peixe, e São João Bosco em Cajazeiras.

COM INFORMAÇÕES DA DIOCESE DE CAJAZEIRAS, FAFIC E GAZETA DO ALTO PIRANHAS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicações relacionadas
Total
0
Share