Luiz Barreto: médico e imortal na AALP

LUIZ DE GONZAGA BRAGA BARRETO

* Cajazeiras (PB), 12/10/1942

O ilustre cajazeirense Luiz de Gonzaga Braga Barreto nasceu no dia 12 de outubro de 1942, sendo de tradicional família desta cidade, filho do casal agropecuarista Vicente de Souza Barreto e Maria de Lourdes Guimarães Braga Barreto.

Iniciou seus estudos no Colégio Marista de Fortaleza, formou-se em Medicina pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), casou-se com Mariluce Cunha Barreto, tem três filhos: Luiz Antonio, Gustavo Henrique e Juliana, além de netos.

Na sua vida participativa como médico e escritor, ingressou, em 1983, na Sociedade Brasileira de Medicina como memorialista e contista, tendo ocupado diversos cargos, sendo presidente de 2004 a 2007. Foi coordenador geral do Memorial de Medicina de Pernambuco.

Em outubro de 2019, assumiu a Cadeira nº 8 da Academia de Artes e Letras de Pernambuco (AALP), que tem como patrono o escritor, sacerdote e orador sacro Monsenhor Jonas Taurino e teve como última ocupante a escritora Laura Areias.

Em 2021, as entidades médicas do estado de Pernambuco – Conselho Regional de Medicina de Pernambuco, o Sindicato dos Médicos de Pernambuco, a Associação Médica de Pernambuco e a Academia Pernambucana de Medicina – promoveram, no dia 18 de outubro, Dia do Médico, a entrega da Medalha do Mérito São Lucas ao médicos Luiz de Gonzaga Braga Barreto.

Esta condecoração é outorgada todos os anos a quatro médicos que têm atuação em Pernambuco. A cerimônia foi realizada, de forma virtual e presencial, no auditório da Associação Médica de Pernambuco.

Luiz Barreto tem entre suas obras literárias destacadas: História da Medicina em Cajazeiras (1985), Fragmentos de Uma História (2000), Perfil das Unidades no Jornal de 1946, Fragmentos de Memória, entre outras.

COM INFORMAÇÕES DO GAZETA DO ALTO PIRANHAS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicações relacionadas
Total
0
Share