Jesus Moreira: tranquilidade, paciência e tolerância

JOSÉ DE JESUS MOREIRA

* Cachoeira dos Índios, 17/07/1943
+ João Pessoa (PB)

O jeito calado esconde o temperamento tranquilo e espirituoso que, com frases inteligentes e engraçadas, o transforma num ser humano verdadeiro. Assim é José de Jesus Moreira, que, criança, o conheci por Jisus, como seu pai, Raimundo Guedes, o tratava sempre que vinha em nossa casa em Impueiras.

Nascido no dia 17 de julho de 1943, no Sítio Bom Jardim, município de Cachoeira dos Índios, é o quinto filho do casal Raimundo Guedes Moreira e Marcionilia Moreira Guedes.

Jesus Moreira iniciou seus estudos no Sítio Bom Jardim com a sua prima e professora Umbelina Moreira da Costa, conhecida como Bilinha. Em seguida foi estudar em Cajazeiras, frequentando os bancos escolares do Colégio Salesiano Padre Rolim (Seminário) e do Colégio Comercial, onde cursou o Técnico em Contabilidade.

Em 1967 presta vestibular para o curso de Licenciatura em Língua Portuguesa e Inglesa na Universidade Federal da Paraíba, em João Pessoa. No exame vestibular foi o único candidato que obteve nota 10 em Inglês entre todos os concorrentes.

Como todo estudante pobre do interior que se aventurava na Capital, Jesus Moreira vai morar em um pequeno quarto, no centro da cidade, dividindo-o com mais quatro colegas: José Maria Moreira, Cândido Moreira, José de Souza Bandeira e João Pessoa de Souza. Todos eles concluíram o curso de Medicina.

Ainda como estudante do Curso de Línguas, no turno da manhã, Jesus Moreira lecionava nos períodos da tarde e noite nas cidades de Sapé e Pilar.

Concluindo a Universidade em 1970, é selecionado para o Curso de Mestrado, no Rio de Janeiro, que concluiu em dois anos. Em seguida, estudou na Inglaterra, onde aperfeiçoou sua graduação. Nesse período, conheceu alguns países europeus, como a França e a Suiça.  Após sua formação acadêmica, retornou a Cajazeiras onde iniciou sua atividade docente no Colégio Estadual Crispim Coelho, o tradicional Colégio Estadual de Cajazeiras, onde exerceu, ainda, as funções de vice-diretor e diretor.

Jesus Moreira também ingressa no magistério superior na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Cajazeiras (Fafic). Anos depois migrou para a UFPB, lecionando no Centro de Formação de Professores, V Campus de Cajazeiras, onde se aposentou em setembro de 1994.

Após a sua aposentadoria, decide ‘morder a batata do negro’ e volta a morar no seu querido Bom Jardim, na companhia de sua mãe Marcinha e suas irmãs Aleuda e Maria do Rosário.

O Bom Jardim que, para Jesus, é um lugar abençoado pela paz e tranquilidade que inspira e de onde ele diz jamais querer sair.

Mesmo após o falecimento de sua mãe, em 2010, ele não arredou o pé do Bom Jardim, apesar das saudades que povoam suas lembranças.

1 comentário
  1. José de Jesus Moreira, mais um ícone dessa terra linda que ensinou a paraíba a ler, Cajazeiras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicações relacionadas
CLIQUE E LEIA

A fascistização

Lamentavelmente estamos assistindo um processo de fascistização no Brasil. É explícita a manifestação de vontade em instituir um…
CLIQUE E LEIA

“Fado Tropical”

“Fado Tropical” traz no próprio título a intenção da mensagem musical em associar a herança lírica lusitana e…
Total
0
Share