O espetáculo da sangria do Açude Grande de Cajazeiras

O histórico Açude Grande de Cajazeiras está sangrando com uma boa lâmina, e voltou a ser ponto de visitas da população, desde a madrugada de terça-feira (22), depois das fortes chuvas caídas na região. Muitos curiosos de diversas partes da cidade têm se deslocado até a parede do reservatório para constatarem de perto o espetáculo das águas que descem pelo seu sangradouro.

Construído em 1804, na fazenda que deu origem ao primeiro núcleo urbano de Cajazeiras, e ampliado pelo DNOCS, na seca de 1915, o Açude Grande não sangrava desde abril de 2014. A alegria dos moradores da área e dos visitantes é intensa, apesar da preocupação com o acúmulo de muitas plantas, as chamadas baronesas que estão descendo na sangria, e que podem causar transtornos.

Os visitantes, inclusive, têm constatado a necessidade de uma ação urgente por parte dos setores competentes de infraestrutura do município, visando a retiradas dessas plantas, evitando assim, possíveis problemas para as condições do sangradouro, principalmente em caso de continuidade das chuvas fortes. Em anos passados de grandes invernos, a sangria chegou a alagar parte do centro da cidade, e a colocar em risco a área habitacional das proximidades.

INFORMAÇÕES: Gazeta do Alto Piranhas
IMAGENS: TV Diário do Sertão

Este é o canal do blog Coisas de Cajazeiras. Publicamos notícias sobre o município de Cajazeiras (PB) e seu entorno. Mostramos a sua gente, sua história, seu dia-a-dia e as perspectivas futuras. Apresentamos fatos pitorescos, causos e imagens que resgatam o seu passado, dentre vários outros temas.

➤ CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE NO CANAL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicações relacionadas
Total
0
Share