Negócio em família: organização e definição de habilidades são importantes para sucesso da empresa

Empreendedores devem equilibrar a relação familiar no ambiente de trabalho e definir responsabilidades

Empreender em família tem muitos pontos fortes, sobretudo a confiança mútua e a vontade de crescer juntos. Contudo, para que o negócio tenha sucesso é preciso tomar alguns cuidados como separar a relação familiar, da relação profissional e pensar em conjunto para estreitar o diálogo em prol da empresa, além de compartilhar ganhos e responsabilidades.

Assim como em qualquer empresa, é preciso planejamento e organização, sobretudo na gestão dos setores do negócio, como o financeiro e de logística, para que os membros da família responsáveis pelo empreendimento atuem de forma harmoniosa e com os mesmos objetivos. “Quando você cria uma empresa com algum membro da família, é preciso entender as relações profissionais, deixar claro o papel e responsabilidades de cada um. Tem que cuidar da empresa com a visão empreendedora”, orientou a gerente do Sebrae/PB da agência de Guarabira, Jacy Viana.

Considerando a fase de planejamento e organização do pequeno negócio, um ponto relevante é saber identificar as habilidades de cada participante da empresa antes mesmo de iniciar o negócio. Dessa forma, facilita a definição da função que cada um poderá assumir no negócio e também de ter novas ideias para inovar na empresa. “É importante ter essas definições até para que a empresa se desenvolva melhor e cada um saiba o seu papel. Porém, em se tratando de uma empresa, é importante também trabalhar a cooperação”, acrescentou a gerente.

Outra questão importante para quem empreende com familiares é definir a liderança da empresa, seja para atribuir as funções, definir a remuneração e tomar decisões sobre o negócio, como expansão da empresa, contratações, parcerias, entre outras atribuições do gestor.

Para ajudar os empreendedores que querem iniciar um negócio em família ou até mesmo melhorar a empresa, o Sebrae disponibiliza gratuitamente um guia completo. Confira neste link: https://sebrae.com.br/Sebrae/Portal%20Sebrae/Arquivos/Guia%20sobre%20gesta%cc%83o%20de%20empresas%20familiares.pdf .

UNIDADE DE COMUNICAÇÃO E MARKETING – SEBRAE PARAÍBA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicações relacionadas
Total
0
Share