Eleições 2022: veja o plano de governo do candidato Major Fábio (PRTB)

O candidato ao governo da Paraíba nas eleições 2022 pelo PRTB, Major Fábio, apresentou seu plano de governo ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O documento tem 23 páginas e apresenta várias medidas que o candidato pretende cumprir. Entre os planos, estão a criação do programa ‘Paraíba Fechada Para o Crime’, com patrulhamento policial nas divisas do estado, e a promoção do ensino tecnológico e preparatório para o Enem.

Major Fábio propõe governar a Paraíba a partir de pilares como modernização, capacitação contínua e valorização salarial dos servidores públicos, e redução da carga tributária. As propostas apresentadas pelo candidato também se dividem em áreas como educação, infraestrutura e segurança hídrica (confira abaixo).

Educação – Na área da educação, Major Fábio pretende consolidar o ensino tecnológico, bilíngue, ético e integral, com fomento ao combate à corrupção desde a educação primária. O candidato do PRTB também sugere a criação de ilhas de transmissão com ensino de linguagem de programação, cursos de idiomas e preparação para o Enem. Também propõe a criação de incentivos para que a rede privada de ensino fomente o ensino para jovens e adultos (EJA) no interior do estado, e a criação do programa ‘Cérebros da Paraíba’ para captação de ideias geradas por estudantes.

Saúde – Para a saúde, Major Fábio propõe criar a ‘Central da Saúde em Telemedicina Criar’, um modelo de gestão em saúde que deve compreender o cenário do Estado, investindo também em programas de prevenção e tratamento à dependência química.

Segurança Pública – Para a segurança pública, Major Fábio sugere a criação de uma rede de prevenção à violência contra a mulher, envolvendo igrejas, autoridades e fundações. Também propõe o programa ‘Paraíba Fechada Para o Crime’, com barreiras de monitoramento nas principais divisas do estado, além de salvamento e patrulhamento aéreo.

Geração de emprego e renda – Para gerar mais emprego e renda na Paraíba, o candidato do PRTB pretende reorganizar políticas públicas para a indústria, comércio, turismo, ciência e tecnologia, através da criação de alternativas de produção econômica para jovens do interior. Propõe, ainda, a criação de um cadastro de alistamento de jovens que buscam o primeiro emprego, para viabilizá-lo por meio de parcerias público privadas para ingresso no mercado de trabalho.

Infraestrutura e segurança hídrica – Major Fábio também sugere a criação de cooperativas técnicas com recursos próprios para melhorias na região do Sertão, com objetivo de combater a seca e criar uma cadeira de suprimento para os produtores rurais com fomento à pesca, agricultura e agroindústria. Pretende, ainda, melhorar a qualidade e quantidade da água nas regiões do Brejo, Vale do Paraíba e Vale do Mamanguape, além de estruturar a capacidade hídrica das águas do Rio São Francisco, aumentando os ramais da transposição para beneficiar, ainda, o Vale do Piancó.

Assistência social – Na assistência social, Major Fábio propõe criar um indicador de vulnerabilidade social para organizar serviços de assistência e oferecer condições para a realização de concurso público na área da Educação Especial. O candidato também pretende criar a Política Estadual do Idoso, seguindo as diretrizes da política nacional da área para construção de um banco de dados sobre a situação do idoso na Paraíba. Para garantir segurança alimentar, Major Fábio quer articular programas de distribuição de alimentos que envolvem pequenos produtores rurais. Não há propostas para a população LGBTQIAP+.

COM INFORMAÇÕES DO G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicações relacionadas
Total
0
Share