Hospital Universitário Júlio Bandeira promove ações para marcar o Setembro Amarelo

Setembro é o mês dedicado a campanha de prevenção ao suicídio. Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM, organiza nacionalmente o Setembro Amarelo. O dia 10 deste mês é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a campanha acontece durante todo o ano.

De acordo com dados oficiais, são registrados mais de 13 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de 1 milhão no mundo. Trata-se de uma triste realidade, que registra cada vez mais casos, principalmente entre os jovens. Cerca de 96,8% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias.

Com o objetivo de prevenir e reduzir estes números a campanha Setembro Amarelo cresceu e hoje conquista o Brasil inteiro, ainda mais em tempos de isolamento social devido a pandemia do novo Coronavírus, no qual pessoas perderem amigos, parentes e familiares e diminuíram o contato direto entre si. Neste ano, o tema da campanha é “Agir salva vidas”.

O Hospital Universitário Júlio Bandeira (HUJB), através do Comitê de Humanização prepara várias ações neste mês como: rodas de conversas e palestras com os colaboradores, entrevista com a psicóloga Gabriela Santos sobre saúde mental; divulgação e conscientização da campanha do “Setembro Amarelo” no hospital e nas redes sociais; entre outras.

COM INFORMAÇÕES DO HUJB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicações relacionadas
Total
0
Share