Hospital Universitário Júlio Bandeira conscientiza sobre o “Dezembro Vermelho” em Cajazeiras

O “Dezembro Vermelho” lembra importância da prevenção ao HIV. O número de novas infecções pelo vírus e adoecimento por Aids caiu em 2020, comparando-se com quatro anos anteriores. Porém, ela é uma doença grave, que ainda não tem cura e se expande entre a população. Sem um tratamento adequado, a enfermidade, que precisa ser combatida, pode causar a morte.

Entretanto, temos uma notícia a se comemorar neste dia primeiro de dezembro, Dia de Luta contra a Aids. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou um novo medicamento para o tratamento de HIV que combina duas diferentes substâncias em um único comprimido. O novo medicamento é uma combinação das substâncias lamivudina e dolutegravir sódico.

A aprovação representa um avanço no tratamento das pessoas portadoras do vírus que causa a Aids, já que reúne em uma dose diária dois antirretrovirais que não estavam disponíveis em um só comprimido. A possibilidade de doses únicas simplifica o tratamento e a adesão dos pacientes.

O medicamento poderá ser indicado como um regime completo para o tratamento da infecção pelo vírus da imunodeficiência humana tipo 1 (HIV-1) em adultos e adolescentes acima de 12 anos pesando pelo menos 40 kg, sem histórico de tratamento antirretroviral prévio ou em substituição ao regime antirretroviral atual em pessoas com supressão virológica.

O registro foi concedido ao laboratório GlaxoSmithKline Brasil Ltda., que para isso apresentou estudos de eficácia e segurança com dados que sustentam as indicações autorizadas (Fonte: Ministério da Saúde).

O Comitê de Humanização do HUJB-UFCG/Ebserh representado pela presidente, Idelane da Silva, em conjunto com os membros, realizará durante o mês de dezembro, ações educativas nas salas de espera, nos corredores da instituição e nas redes sociais sobre a importância da doação de sangue nos bancos de coleta, da prevenção em relação às doenças sexualmente transmissíveis, incluindo a Aids, causada pelo HIV.

COM INFORMAÇÕES DO HUJB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicações relacionadas
Total
0
Share