Comportas do Açude Lagoa do Arroz são fechadas após liberação de quase 750 mil metros cúbicos de água

As comportas do açude Lagoa do Arroz foram fechadas novamente no último dia 13 de junho. A ação contou com a presença de um representante da Agência nacional das Águas (ANA); o presidente do Comitê de Bacias Piancó-Piranhas-Açu, Waldemir Fernandes de Azevêdo, que também é diretor da AESA; engenheiros do Dnocs de Sousa e Campina Grande, a exemplo de Geovani Sarmento e do presidente da Comissão de Alocação das Águas do Açude Lagoa do Arroz e membro do Comitê de Bacias, Jocerlan Guedes.

    “As comportas estavam abertas desde o dia 26 de maio deste ano, com o intuito de liberar 1 milhão de metros cúbicos de água, saindo de 40 litros por segundo, para 450 litros por segundo. Tudo isso tem que ser levado em consideração para que ninguém fique prejudicado”, disse Jocerlan.

    No último dia 13, essas entidades decidiram fechar novamente, após ter liberado 746 mil 826 metros cúbicos, que atendeu todo o Vale do Rio Peixe, inclusive, Lagoa dos Estrelas, indo até o Vale dos Dinossauros, em Sousa, pra irrigar plantações de arroz e milho. Além da abertura das comportas, os representantes da ANA/AESA/DNOCS, aproveitaram para fazer uma visita técnica no manancial.

    As comportas voltaram a ficar com uma pequena abertura, visando manter o rio e o lençol freático perenizados.

    Jocerlan Guedes informou que no dia 24 de julho uma reunião vai definir o Termo de Alocação Anual do uso das águas do açude de Lagoa do Arroz. O encontro vai acontecer na escola do sítio Cacaré quando ficará acertado o volume de água que será liberado até o início do próximo ano. Ele espera contar com a presença de todos os usuários dessas águas, como irrigantes e pescadores.

    O açude de Lagoa do Arroz tem capacidade para acumular 80 milhões 388 mil 537 metros cúbicos de água. No momento está com mais de 62 milhões 94 mil 309 metros cúbicos, 77,24%. Lagoa do Arroz fica localizado no Vale do Riacho Cacaré, afluente pela margem direita do Rio do Peixe, na Bacia do Alto Piranhas.

    COM INFORMAÇÕES DO GAZETA DO ALTO PIRANHAS

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Publicações relacionadas
    Total
    0
    Share