Assinada ordem de serviço para o projeto de ampliação do Hospital Universitário de Cajazeiras

Um representante da empresa MA Empreendimentos, responsável pela elaboração do projeto de expansão do Hospital Universitário Júlio Bandeira (HUJB), em Cajazeiras, esteve visitando o hospital, nesta terça-feira (7), para apresentar o plano diretor a ser empreendido nas obras de expansão.

O arquiteto Daniel Caliare vai avaliar a atual arquitetura do hospital para, a partir daí, criar o projeto oficial a ser implementado nas obras que devem ser iniciadas até o final de 2023 ou início de 2024, informou o Blog do Furão.

Segundo o arquiteto, a empresa tem muita experiência e tradição na criação de projetos hospitalares e ganhou o processo licitatório para as expansões dos hospitais universitários em todo o Brasil.

O reitor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Antônio Fernandes, comemorou nas redes sociais: “Há dois anos iniciávamos nossa gestão na UFCG e este hospital contava com apenas 33 leitos, insuficientes para demanda de formação de nossos estudantes. Em poucos meses, quase duplicamos nossos leitos (51) e agora, com muita alegria e esperança, comemoramos esse momento histórico: o HUJB passará a ter 127 leitos!!! O que não só possibilitará uma formação adequada e de qualidade para nossos acadêmicos, mas, também, beneficiará toda uma região sertaneja carente de assistência médica hospitalar especializada.”

O diretor Clínico do HUJB, José Dilbery, destacou que o hospital tem oferecido vários serviços para a região de Cajazeiras e até para outros estados vizinhos na área de pediatria e cirurgia de clínica médica, destacando algumas especialidades especificas como Cardiologia Pediátrica, e destinadas a adultos na clínica médica os serviços de Cirurgia Vascular, Urologia, Ginecologia, Geriatria, Pneumologia, Cardiologia. Com esse processo de expansão, além de aumentar os espaços também será permitido que os serviços oferecidos sejam ainda mais especializados fortalecendo um Centro de Referência hospitalar muito importante para as cidades de todo o Alto Sertão, abrangendo até municípios de estados vizinhos, possibilitando que a população que antes precisavam se deslocar para Campina Grande e João Pessoa possa fazer todo seu tratamento perto de casa e de seus familiares.

“É um marco muito grande tanto para a população que receberá mais recursos assistenciais como também para a UFCG que amplia seu campo de ensino”, revelou José Dilbery ao Portal CZN.

O HUJB apresentará novo perfil assistencial, que contará com nova estrutura de leitos de internação: UTI adulto, atendimento ambulatorial especializado e atendimento cirúrgico de média e alta complexidade, além de apoio diagnóstico e terapêutico.

7 comentários
  1. Quero parabenizar ao Reitor Antônio Fernandes por ser um Cajazeirense que luta pelo crescimento do ensino superior em Cajazeiras e todo estado da Paraíba, mas eu particularmente não sou favorável a ampliação deste HUJB, vejamos porque nós temos um projeto de construção de um novo HU na terra do Padre Rolim, Vejamos porque, já temos um projeto pronto que foi pago mais de 5 milhões de Reais, o mais importante a autorização os órgãos ambientais para construção do mesmo. Esse projeto foi idealizado no governo de Dilma para dar suporte aos cursos de medicina de alguns estados, só que veio o governo Bolsonaro e não era a favor da construção dos referidos HUS, dizendo que seria um gasto para os cofres públicos, mais a situação agora é diferente foi eleito um presidente que pensa diferente do seu antecessor, para o Presidente Lula Saúde e Educação é investimento, Portanto ao invés de ampliar o HUJB de 51 leitos para 127, porque não construir um Hospital que era determinação do governo do PT, Já temos projeto pronto com impacto ambiental, faltando apenas os recursos e a licitação. Para mim está faltando alguém que veja que vivemos outro momento outro governo, vai se gastar quase o valor da construção do novo hospital com a ampliação do HUJB e daqui á pouco tempo vai se tornar pequeno.

  2. Realmente já existe um projeto pronto para construção deu novo HU do sertão em Cajazeiras, foi gasto mais de cinco milhões no projeto, agora a onde está os nossos representantes políticos que não lutao para a construção do novo HJB, com 200 leitos. E o atual prédio do HU poderia se transformar em um hospital infantil estadual.

  3. Porque não usar o projeto pronto para fazer o novo HUJB, foram pagos mais de 5 milhões vde reais, essa ampliação do HU de Cajazeiras é muito errado o atual espaço a onde esta construído o HU e muito apertado, e vão gastar quase o mesmo valor da construção do novo Hospital de 200 leitos, sendo que se fizer a ampliação daqui a pouco tempo vai ficar pequeno.

  4. A onde estão os nossos representes politico que não se unem e vão a Brasília e leva para o lula o projeto do novo Hospital de 200 leitos que é do governo Dilma que é o mais medico que está voltando no governo Lula, tenho certeza que o governo atual autorizaria a construção, e o atual estrutura do HUJB poderia ser cedido ao governo do estado para funcionar o hospital imfantil..

  5. Na verdade tão querendo torrar o dinheiro público, como é possível gastar na confecção de um projeto de ampliação do HUJB, ja que temos um projeto pronto que custou quase 6 milhões de reais, projeto esse que é a construção do HU de 200 leitos, em uma área ampla já com certificado de impacto ambiental, pronto apenas para iniciar a licitação.

  6. Esperamos que a imprensa de Cajazeiras se una com o reitor Antônio Fernando que foi e é um dos maiores lutadores para a construção do novo HU de 200 leitos, alias a ideia de ampliação também foi do reitor, devido ao negacionismo do governo de Bolsonaro que não era a favor de investimentos na educação e na saúde. Jo o presidente Lula é totalmente a favor de investimentos nessas duas áreas. Acho que os nossos deputados federais e estaduais e senadores deveriam pegar o projeto da construção do novo HUJB e irem em Brasília para pedir ao presidente a autorização da licitação e construção do mesmo.

  7. Porque Fazer um novo projeto se já tem um pronto e falta apenas os recursos e a licitação para começar a construção, o Reitor Antônio Fernandes teve essa brilhante ideia de ampliar o HU, devido o governo Bolsonaro não ver a educação a A saúde e a cultura como prioridade, via como gasto, mas a coisa mudou hoje graças a Deus temos um governo que ver a saúde como investimento, minha gente é muito importante salientar que existe um projeto de construção do novo HUJB com 200 leitos, em uma área muito ampla na sede da própria UFGG que foi fruto de decisão do governo Dilma do PT. Pergunto eu porque fazer um novo projeto se já temos um pronto para a mesma finalidade para mim seria um gasto desnecessário. Outra fator muito importante é que a atual sede do HUJB não tem espaço para se fazer no futuro outra ampliação depois de alguns anos quando for preciso ampliar novamente. outra coisa muito importante também é que vai se gastar para ampliação acredito eu quase o valor da construção de um novo HU, eu também vejo as pessoas falarem que Cajazeiras não comporta dois HUS, na verdade na construção do novo HU, a atual sede deste hospital poderia ser feito quem sabe um termo de comodato com o governo do estado como por exemplo para implantação de um hospital infantil para a nossa cidade e região, outra alternativa seria funcionar o parque tecnológico da UFCG de Cajazeiras ou outro órgão federal. Portanto eu acho que grandes possibilidades de se construir o novo HU de 200 leitos, do posicionamento estratégico a construção desse novo HU, que vai servir a uma população de sertanejos dos estados do Ceará, Pernambuco, e Rio Grande do Norte, além do estado da Paraiba de Patos PB a Juazeiro do Norte de aproximadamente 3 milhões de habitantes. Repito temos um governo federal de pensamento progressista e que ver a saúde como investimento e não como despesa. Senhores deputados federais e estaduais, senadores e prefeitos e vereadores e também a classe civil organizada e a CDL, pequem esse projeto pronto de construção de um novo HU, coloquem debaixo dos braços e vão a Brasília no ministério da educação e conversem com o presidente Lula, que eu acredito que a possibilidade da construção desse novo Hospital será muito grande, esse é meu pensamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicações relacionadas
Total
0
Share