Após reabertura do comércio local, 58% dos consumidores planejam consumir em bares e restaurantes

Diante das medidas restritivas com relação à circulação de pessoas e funcionamento do comércio, ações essenciais para o controle da COVID-19, muito se fala da mudança de comportamento do consumidor.

Para traçar os impactos da pandemia no comportamento do consumidor na cidade de Cajazeiras, a CDL Jovem fez uma pesquisa de mercado a fim de responder a pergunta: os consumidores estão prontos para retornar às lojas?

Os resultados da pesquisa mostram que após a reabertura do comércio local, 58% dos consumidores planejam consumir em bares e restaurantes. As lojas de roupas, calçados e acessórios estão nos planos de 46% dos consumidores, seguido pelas academias com 44%, lojas de artigos para o lar (35%), papelaria e armarinho (34%) e lojas e serviços de beleza com 33%.

Cerca de 32% dos entrevistados afirmam que só voltarão às lojas após duas semanas da reabertura do comércio, já 26% afirmaram que aguardarão ao menos um mês antes de visitar as empresas, enquanto 25% afirmam que visitariam as lojas em até 3 dias e cerca de 17% visitariam as lojas entre quatro e seis dias após a reabertura.

Além disso, a grande maioria dos consumidores entrevistados esperam que as lojas adotem precauções adicionais, como utilização de máscaras pelos funcionários (80%), exigência para que os consumidores utilizem máscaras (79%), oferecimento de álcool em gel pelos lojistas (80%) e medidas de distanciamento (76%).

Quando perguntados sobre a frequência com que voltariam a comprar após a reabertura do comércio, cerca de 67% dos entrevistados afirmaram que pretendem comprar com menos frequência que antes da pandemia.

Com relação ao comportamento do consumidor nas compras online, 41% dos entrevistados afirmam que manterão o mesmo nível de compras online de antes da pandemia, enquanto 34% planejam realizar a maioria das suas compras online e apenas 25% planejam realizar a maioria de suas compras em lojas físicas.

Ao observar a reabertura do comércio em outros lugares é possível notar que os consumidores parecem relutantes ao voltar às lojas.

Segundo o CEO da consultoria de ciência comportamental, Innovation Bubble, Simon Moore, apesar do relaxamento das medidas de restrição, as pessoas procuram “provas sociais” que outras pessoas estão voltando em massa às lojas, antes de fazer isso sozinha.

Em entrevista à CNBC, Jansson-Boyd, que leciona psicologia do consumidor na Universidade Anglia Ruskin no Reino Unido, afirma que o comportamento do consumidor não voltaria ao normal até que as pessoas sentissem que a ameaça do vírus desapareceu.

Os resultados obtidos através da pesquisa da CDL Jovem de Cajazeiras, mostram que os consumidores cajazeirenses estão cautelosos quanto a realização de compras nas lojas logo após a reabertura do comércio.

O volume de compras online deve sofrer uma pequena queda após a reabertura do comércio até se manter estável, contudo representará uma parcela muito maior do faturamento do que representava antes da pandemia.

COM INFORMAÇÕES DA CDL JOVEM DE CAJAZEIRAS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicações relacionadas
Total
0
Share