Integração da Acal com a sociedade

A Academia Cajazeirense de Artes e Letras completa quatro anos de vida, instalada que foi em 24 de maio de 2019, no Cajazeiras Tênis Clube. Nesse dia, por coincidência, também se comemora o aniversário de nascimento de Ivan Bichara Sobreira (1918-1998). Ivan, advogado, jornalista, político, foi homem de letras mais do que político, deixando sua marca como crítico literário e ficcionista. Neste caso, revelado na idade madura, após abandonar as lutas partidárias, muito embora trouxesse em seu espírito a semente do escritor desde a adolescência, vivida em Cajazeiras. A simultaneidade dos dois festejos – aniversários da Acal e de Ivan –  foi obra do acaso. Ubiratan de Assis e Francelino Soares devem lembrar bem da surpresa que tivemos.

No curso desses quatro anos, quando era maior a necessidade de aproximar os sócios entre si, de articulações com a Universidade, os poderes públicos, com a sociedade, a covid-19 se alastrou pelo mundo, prejudicando quase tudo que havíamos planejado. E mais, a adaptação a meios virtuais de comunicação complicou a consolidação da jovem Academia. Pior ainda, a covid-19 contribuiu para afastar de nosso convívio dois confrades: Rafael Holanda e Eliézer Rolim.

Agora, retomamos aqueles projetos.

A programação de aniversário, divulgada pela generosidade da mídia, reflete a modéstia inerente a instituições dedicadas ao culto das artes, das letras, da ciência, da nossa história não apenas em no rincão sertanejo, mas em todos os lugares, salvo uma ou outra exceção. O objetivo de estreitar os laços da Acal com a sociedade cajazeirense ficou bloqueado. Hoje é possível dar corpo ao projeto de integração, por meio de parcerias com os centros de ensino superior e médio. Nossa disposição é dinamizar os pontos de interseção existentes entre os núcleos universitários, públicos e privados, tal qual já estamos fazendo com escolas de ensino médio.

Aponto outras formas de interagir com a sociedade cajazeirense. Um exemplo disso está na programação que alcança poetas, declamadores, cantores e outros artistas de modo a puderem expressar seus talentos, lado a lado com sócios da Acal, numa demonstração de congraçamento, visando expandir seus espaços e favorecer a cultura em nossa terra. Este ano a Acal cuida, também, de imprimir novo rumo à divulgação, incluindo a exposição e venda de livros e revistas, com textos de acadêmicos e colaboradores.      

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicações relacionadas
CLIQUE E LEIA

Palito

O entrevistado mirou nos meus olhos por dois segundos e perguntou se a conversa demoraria muito. Proporcional ao…
Total
0
Share