Seu Zé das Bananas

JOSÉ TOMAZ DE LACERDA

* Bonito de Santa Fé (PB), 21/02/1932
+ João Pessoa (PB), 11/02/2018

José Tomaz Lacerda nasceu no Sítio Paraguai, município de Bonito De Santa Fé (PB), no dia 21 de fevereiro de 1932. Guerreiro, deixou a casa dos pais e muito cedo viajou o Brasil. Como pedreiro, mestre de obras, foi candango na construção de Brasília.

Em 1964 casou-se com Josefa Clarindo se Sousa. Morou em Brejo Santo nos primeiros meses de casados e depois fixou morada em Cajazeiras (PB), onde participou da construção do Abrigo Luca Zorn, vizinho à sua casa, na rua João Vieira Carneiro, onde cresceram seus quatro filhos: Juracy, Jucileide, Juciano e Jucicleudo.

Superação e fé é a sua melhor definição, que trabalhou com confecção, tendo uma banca na feira, foi pedreiro, mestre de obras e funcionário público – como porteiro da Escola Estadual Crispim Coelho.

Aposentou-se como jardineiro do Centro Social Urbano (CSU), quando saía de casa pela madrugada para regar todas as plantas, inclusive o campo de futebol do CSU.

Passou muitos anos sendo vendedor de frutas, com especialidade em bananas. Várias famílias vinham do centro da cidade comprar bananas em Seu Zé das Bananas, na rua Anísio Rolim, ao lado da praça de táxi da conhecida Praça Camilo de Holanda, onde, por alguns anos, foi guichê de passagens da Transparaíba – hoje Guanabara – vendendo passagens pra São José de Piranhas, Monte Horebe, Bonito de Santa Fé e Conceição.

A família morou em Joinville (SC), de 2003 a 2009 onde o filho Juciano cursava o Doutorado e lecionava no IELUSC (Associação Educacional Luterana Bom Jesus). Em Joinville, fizeram parte de grupos de estudos bíblicos, pastoral da família, pastoral da saúde… Por onde este casal vai, os trabalhos pastorais estão juntos, isto desde o início da vida matrimonial.

Seu Zé das Bananas foi um homem de fé, apoiando os trabalhos voluntários e sociais que Dona Zefinha, sua esposa, sempre se envolveu e envolve toda a família.

Faleceu em João Pessoa, no dia 11 de fevereiro de 2018, deixando um legado de descobertas, desafios, lutas, vitórias, aprendizado aos familiares.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicações relacionadas
CLIQUE E LEIA

Indigente

VALIOMAR ROLIM Donato não conseguia entender o comportamento daquela família. Para uma pessoa como ele, psiquiatra por formação,…
Total
0
Share