Seu Horácio da Livraria

Nas décadas de 1940 e de 1950, havia em Cajazeiras duas livrarias: Livraria Rio do Peixe, mais conhecida como Livraria de Seu Horácio, e Livraria São José, mais conhecida como Livraria de Seu Zezu, que a administrava com o seu irmão Nezinho.

De acordo com o professor Francelino Soares, estavam situadas, a primeira, na esquina da Rua Tenente Sabino com a Travessa Santa Terezinha, onde, posteriormente, funcionou a Chose Boutique (de propriedade do empresário Aécio Lira de Oliveira), e a segunda, na Praça João Pessoa.

Seu Horácio era bastante bem relacionado, inclusive, junto ao clero: Dom Zacarias, Monsenhor Vicente, Monsenhor Abdon e Padre Américo. Creio que a razão principal da amizade e do vínculo era por que, na sua gráfica, eram editados o jornal Correio do Sertão e o jornalzinho da Festa da Padroeira, o Zangão.

Seu Horácio era casado com Dona Bernardina e pai de Lácio (advogado) e Iclea, que veio a casar, dizem que “fugida”, com Severino, artista do Circo Orlando Orfei.

Na foto, estão figurando, pela ordem: Seu Horácio Alves Cavalcanti; Gessy Nogueira, irmã da radialista e artista Lacy Nogueira; e Severino, genro de Seu Horácio que, após deixar o Circo, passou a trabalhar com o sogro. Gessy era considerada o braço direito dos negócios da livraria e escudeira fiel do patrão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicações relacionadas
Total
0
Share