Rua Arsênio Rolim Araruna

Trecho da cidade que tomou essa denominação em homenagem ao operoso Prefeito Arsênio Rolim Araruna. Começa na confluência da antiga Rua Barão do Rio Branco e Rua Tabelião Antônio Holanda, seguindo na direção leste, até às proximidades do Hospital Regional.

Está localizada num dos trechos mais acidentados da cidade, nas imediações do sítio, antigamente denominado de Antero, de propriedade de Antero Miranda, mossoroense que, nos meados do século XIX, exerceu em Cajazeiras, o cargo de Coletor das Rendas Imperiais.

Arsênio Rolim Araruna nasceu em Cajazeiras. Era filho do Tenente Arsênio Heráclito e Maria Madalena Rolim Araruna. Iniciou seus estudos em sua cidade natal, onde foi aluno do Colégio Diocesano Padre Rolim. Militou na imprensa de sua cidade, tendo publicado no jornal “Estado Novo” uma série de artigos sob o título de “Cajazeirenses que se foram”, enfocando velhas e tradicionais figuras da terra do Pe. Rolim. Foi Diretor da antiga Repartição de Serviços Elétricos da Capital paraibana e administrou seu município como Prefeito, eleito em 1947, após a fase de redemocratização do país. Empreendeu uma administração criteriosa e bem orientada, com numerosas realizações, dentre elas a reforma do Mercado Público que passou a ter o seu nome. Faleceu em Cajazeiras.

DO LIVRO ‘RUAS DE CAJAZEIRAS’, DE DEUSDEDIT LEITÃO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicações relacionadas
Total
0
Share