O ‘turismo’ no Aeroporto Antonio Tomaz

O Aeroporto Antonio Tomaz, quando recebia voos regulares da Varig, era um tremendo sucesso em Cajazeiras. Prova disso, é que verdadeiras excursões de grupos da sociedade deslocavam-se até o poeirento campo de pouso com o objetivo de observar as aterrissagens e decolagens das aeronaves.

Na foto, um grupo de alunas do Colégio Nossa Senhora de Lourdes tendo como pano de fundo uma imponente aeronave da Varig.

COM INFORMAÇÕES DO BLOG CAJAZEIRAS DE AMOR

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  1. Histórico de uma das aeronaves que fizeram parte da Historia de Cajazeiras Douglas DC-3 (C-47 1946-1971).
    A VARIG, após o término da Segunda Guerra Mundial, adquiriu uma grande frota de aviões DC-3. Com os “Douglinhas”, em 27 de agosto de 1946, foi inaugurada a linha Porto Alegre – São Paulo – Rio de Janeiro. Os DC-3 operaram em todas as linhas interestaduais e na internacional, ligava Porto Alegre a Montevidéu e Buenos Aires.
    Após a compra da Real-Aerovias-Nacional, em 1961, a frota de Douglinhas mais que dobrou, indo de 23 para 49 aeronaves em serviço. Durante toda a década de 50 e 60, os DC-3, juntamente com os Curtiss C-46, foram as principais aeronaves da VARIG para voos de curta distância.
    Com a chegada dos Electra II e dos Avro, os Douglinhas começaram a ser retirados de operação. Nos anos 70 eles realizavam apenas voos no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.
    Durante 25 anos essas aeronaves prestaram inestimáveis serviços à VARIG, tanto no transporte de passageiros quanto no de cargas.
    O último voo do DC-3 ocorreu no dia 14 de agosto de 1971, a aeronave de matrícula PP-VDM realizou o voo derradeiro num evento com uma despedida emocionada dos passageiros e tripulantes.
    Nº de unidades operadas 49
    Construtor Douglas Aircraft Company, EUA
    Motor dois Pratt & Whitney Twin Wasp, R-1830-90 ou R-1830-92 de 1050 HP cada (14 cilindros refrigerado a ar)
    Envergadura da asa 28,96 m
    Comprimento 19,65 m
    Altura 5,16 m
    Velocidade de cruzeiro 270 Km/h
    Alcance de vôo 2.575 Km
    Altitude máxima de vôo 7.315 m
    Autonomia de vôo 09 hs
    Peso da aeronave vazia 8.256 Kg pax
    8.100 Kg carga
    Peso máximo de decolagem 11.885 Kg pax
    12.200 Kg carga
    Tripulação técnica 03 (2 pilotos e 1 rádio-telegrafista)
    Lotação máxima 32 passageiros
    Lotação máxima (configuração VARIG) 21/32 passageiros
    Capacidade máxima de combustível 3043 litros
    Capacidade média de carga 3999 Kg
    Pista mínima para decolagem 400/700 m
    Pista mínima para pouso 300/550 m
    Essa foi uma das aeronaves que serviu a nossa população.

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