O professor, poeta e escritor Gildemar Pontes

CARLOS GILDEMAR PONTES

* Fortaleza (CE), 03/06/1960

Carlos Gildemar nasceu em Fortaleza (CE), em 3 de junho de 1960. Reside em Cajazeiras desde 1993, quando foi aprovado em Concurso Público de Provas e Títulos na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Recebeu o título de Cidadão Cajazeirense em 1999.

É escritor: poeta, ficcionista e ensaísta. professor de Literatura da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), em Cajazeiras.

Além de escritor, participou de festivais da canção como compositor letrista e de peças de teatro, com destaque especial para “Prometeu Acorrentado”, em 1996, quando foi o protagonista, atuando como Prometeu.

Graduado em Letras pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestre em Letras e Doutor em Letras pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN). É diplomado em Francês pela Cultura Francesa da UFC.

Editor da Revista Acauã e do selo Acauã. Tem 22 livros publicados e é vencedor de prêmios literários locais e nacionais, com destaque para Metafísica das Partes, 1991; O olhar de Narciso, Prêmio Ceará de Literatura – Poesia, em 1993; A miragem do espelho, Prêmio Novos Autores Paraibanos – Contos, 1998.

Foi indicado para o Prêmio Portugal Telecom, o principal prêmio literário em Língua Portuguesa no mundo, com o livro Os gestos do amor, em 2005. Venceu o Prêmio Nacional Audifax Amorim, de Poesia, em 2005 e foi segundo colocado no Prêmio Mário Quintana, em 2005. Prêmio Cidade de Fortaleza, em 1990, segundo colocado na categoria Conto, dentre outros.

Tem contos publicados e antologias nacionais, como Contos Cruéis – as narrativas mais violentas da literatura brasileira contemporânea, São Paulo: Geração Editorial, 2006; Quartas Histórias – Contos baseados em narrativas de Guimarães Rosa, Rio de Janeiro: Garamond, 2006; Capitu mandou flores – Contos para Machado de Assis nos cem anos de sua morte, São Paulo: Geração Editorial, 2008; O cravo roxo do diabo – O conto fantástico do Ceará, Fortaleza, Expressão, 2011.  O volume um da sua antologia poética, Poesia na bagagem, foi publicado em 2018, pela editora Gramma do Rio de Janeiro. Publicou ainda oito cordéis.

É traduzido para o espanhol e publicado em Cuba nas revistas Bohemia e Antenas. Tem um poema pirogravado exposto na Casa de las Americas, principal centro cultural de Cuba.

Ministra cursos, palestras, oficinas, comunicações em eventos nacionais e internacionais. Faixa Preta de Karatê Shotokan 3º Dan. Coordena o grupo de performance poética Verso ao Vento e o projeto de extensão Karatê Campeão, ambos na UFCG.

É membro-fundador efetivo da Academia Cajazeirense de Artes e Letras (Acal), ocupando a cadeira nº 32 cujo patrono é Miguel Vasconcelos de Arruda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicações relacionadas
Total
0
Share