Jucinério Félix: uma história de lutas e conquistas

FRANCISCO JUCINÉRIO FÉLIX FILHO

* Santa Helena (PB), 12/08/1969

O ativista social Jucinério Félix chegou em Cajazeiras no ano de 1982, aos 13 anos de idade, após uma decisão dos pais, que moravam na Zona Rural de Santa Helena (PB), de se mudarem para Cajazeiras (PB), fixando residência no Bairro São José, em busca de melhores condições de vida e oportunidades. Eles conseguiram uma bolsa de estudos e Jucinério passou a estudar no Colégio Diocesano Padre Rolim.

Francisco Jucinério Felix Filho, inicialmente, atuou nas pastorais da Igreja Católica, sob a orientação da Irmã Fernanda, o que contribuiu decisivamente para a formação do seu caráter e personalidade, onde iniciou sua atuação nos movimentos populares, em busca de melhores condições de vida para as comunidades, em setores como Educação, Saúde, Saneamento Básico e Lazer. Uma luta diária contra as desigualdades sociais, o preconceito e a falta de oportunidades para os mais humildes.

Ingressou na vida pública se filiando ao Partido dos Trabalhadores (PT), vendo a política como um instrumento importante para as transformações sociais que sempre lutou e sonhou.

Foi para São Paulo, onde desenvolveu um trabalho muito forte na área social no governo de Marta Suplicy e, na condição de Conselheiro Tutelar, eleito e reeleito.

Após nove anos em São Paulo, retornou em 2006 para Cajazeiras, trabalhando como coordenador de mobilização das campanhas políticas vitoriosas do deputado estadual Jeová Campos e do prefeito de Cajazeiras, Léo Abreu.

Foi escolhido Secretário de Cidadania e Promoção Social em Cajazeiras, uma pasta que ganhou visibilidade, graças ao trabalho sério que foi desenvolvido por ele e por sua equipe, com o apoio integral do prefeito Léo Abreu.

Em 2009, por propositura do vereador Chagas Amaro, recebeu o Título de Cidadão Cajazeirense, como reconhecimento por sua história de vida, de luta e de conquistas, na cidade que o acolheu de braços abertos.

Jucinério Félix disputou vaga de vereador na Câmara Municipal de Cajazeiras tendo sido eleito nos pleitos de 2012 e 2016 e ficado na suplência em 2020.

COM INFORMAÇÕES DO GAZETA DO ALTO PIRANHAS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicações relacionadas
CLIQUE E LEIA

Dia de festa

Em 13 de junho de 1961, José Antônio de Albuquerque, reuniu-se, em confraternização, com amigos e amigas, na…
Total
0
Share