Dona Anita, professora centenária

ANA MARIA DA SILVA

* Cajazeiras (PB), 13/01/1924

Ana Maria da Silva, a professora Anita, nasceu no dia 13 de janeiro de 1924, no Sítio Bálsamo, no município de Cajazeiras, sendo filha de Maria Eulina da Conceição e Antônio Francisco de Maria.

Aos 22 anos, casou-se com Valdimiro Casemiro da Silva, passando a residir no Sítio Cochos. Tiveram o privilégio de ter dez filhos – Josué, Marlete, Antônio, Ivonete, Luzinete, Valmir, Valdete, Gildete (Irmã Carmelita), Gorete e Salete, com notáveis progressão na prática cristã, foram para todos testemunho vivo dos valores que ensinavam caráter, retidão, integridade, formando, assim, cidadãos honestos, com espírito de luta e confiança em Deus.

Ele labutava de sol a sol, ora como agricultor, ora no comércio de frutas e verduras, e era conhecido por sua particular dedicação ao ofício de sacristão da Capela de Nossa Senhora Aparecida em Boqueirão, além de catequista dos seus filhos e de outras crianças da redondeza.

Ela, com extremado zelo cuidava da lida doméstica, costurava, cuidava dos animais, e exercia a bela missão de professora na rede municipal de ensino, tendo cursado apenas o 4º ano primário.

Em julho de 2013, aos 93 anos fez sua páscoa aquele que foi seu companheiro de 67 anos de vida em comum, aquele com quem partilhava, alegrias, dores, vitórias, silêncios, práticas cristãs, passeios, prosas, caminhadas nas madrugadas até quando suas forças foram suficientes para tais ações. Esse doloroso momento de separação foi enfrentado Anita com resiliência, esperança, confiança em Deus, e apoio dos filhos.

Até o dia 13 de janeiro de 2024, os filhos lhe deram 18 netos e 13 bisnetos, e Anita, com semblante de quem conhece um tanto da vida, e sabe os segredos do tempo, completa um século de existência, marco de pura emoção, conexão intensa, gratidão plena, por termos a oportunidade de cuidar de quem cuidou de nós, ouvindo repetidas vezes a suave oração que emana do seu coração materno: “Deus abençoe a todos; Nossa Senhora proteja a todos…, Deus lhes compense”.

COM INFORMAÇÕES DO GAZETA DO ALTO PIRANHAS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicações relacionadas
Total
0
Share