Produção da pecuária cresce na Paraíba e rebanho de caprinos é o 5º maior do país

Os dados sobre os rebanhos da Paraíba apresentaram resultados positivos em 2022, indica a Pesquisa da Pecuária Municipal (PPM), realizada pelo IBGE. A criação de bovinos, caprinos, ovinos, suínos, equinos e galináceos registrou crescimento no estado, que também se destacou pelas atividades de carcinicultura e piscicultura. Entre os principais produtos de origem animal estão leite, mel de abelha e ovos de galinha. Em âmbito nacional, o desempenho também foi positivo, com produção no valor total de R$ 116,3 bilhões.

A analista agrícola do IBGE na Paraíba, Fernanda Teixeira, comenta que o crescimento da atividade é resultado de uma demanda de mercado, o que tem acarretado na elevação da produção de quem já se dedicava à atividade e na atração de novos empreendedores de todos os portes.

O rebanho de caprinos na Paraíba está em recomposição, após períodos de seca. Em 2013, havia 478 mil cabeças e, em 2022, 796,4 mil, correspondente a um acréscimo de 66,6%. “O caprino sobrevive bem em regiões secas, como o Cariri e o Alto Sertão. Apesar disso, o rebanho foi reduzido e está sendo restabelecido com melhorias das condições hídricas”, explica Fernanda Teixeira.

A Paraíba tem o quinto maior rebanho de caprino do país. Os maiores rebanhos são os dos seguintes estados: Bahia 3,7 milhões de cabeças), Pernambuco (3,2 milhões), Piauí (1,9 milhão) e Ceará (1,1 milhão). No estado, os municípios com os maiores rebanhos, em 2022, foram: Monteiro, com 36,9 mil cabeças; São João do Tigre (27,9 mil); Sumé (27,4 mil); Serra Branca (26,4mil) e São Sebastião do Umbuzeiro (25 mil).

COM INFORMAÇÕES DE A UNIÃO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicações relacionadas
Total
0
Share