Paraíba tem 67,1 mil empresas ligadas ao turismo; setor gerou mais de 37 mil empregos formais em 2023

Seja para contratar pacotes de viagens, recepcionar ou hospedar turistas, organizar eventos e prestar serviços diversos. O setor do turismo engloba uma série de atividades e se destaca também pelo surgimento de novas oportunidades no ambiente de negócios. Na Paraíba, segundo levantamento produzido pela Usina de Dados do Sebrae/PB, um ecossistema de criação e divulgação de informações inteligentes, 67.195 empresas estão ligadas ao setor e fazem parte desta cadeia produtiva.

O número revelado pelo levantamento compõe o boletim técnico “Setor de Turismo da Paraíba” que apresenta ainda detalhes sobre as características das empresas e os segmentos de atuação no mercado. Dos empreendimentos que estão ligados ao setor, 35.105 (52,24%) estão inseridos na categoria de microempreendedor individual (MEI). Já 20.153 são identificados como microempresas (ME) e 3.079 como empresas de pequeno porte (EPP). As médias e grandes empresas (MGE) somam 1.948 empreendimentos e outras 81 são ligadas à administração através do governo. Considerando o recorte por empresas que apresentam o turismo como atividade principal, esse número é de 30.963 negócios.

De acordo com a gestora de turismo e economia criativa do Sebrae/PB, Regina Amorim, a atividade do turismo tem contribuído de forma positiva para o desenvolvimento econômico do estado e gerado emprego e renda para as comunidades que estão envolvidas.

“Essa é uma atividade econômica que funciona como um grande guarda-chuva para qualquer território. Isso porque muitas atividades econômicas ganham com o fluxo turístico no município ou região e algumas delas também podem estar inseridas nas rotas e roteiros turísticos envolvendo diferentes culturas”, destacou.

Outra informação apontada pelo levantamento consiste na distribuição das empresas que são beneficiadas pelo setor no estado por atividade principal. A cadeia de serviços que atende o turismo tem a maior representatividade na alimentação (40,64%). Em seguida, aparecem prestador de infraestrutura de apoio para eventos (17,48%), prestador especializado (12,75%), centro de convenções (7,20%) e transportadora turística (5,36%).

Incentivo ao empreendedorismo no turismo

Para estimular o desenvolvimento da economia e apoiar os empreendedores que atuam no setor, o Sebrae/PB tem executado diversas atividades no estado em apoio aos pequenos negócios. São ações como capacitações, eventos e a formatação de novos roteiros turísticos, visando o desenvolvimento sustentável das comunidades e das empresas atendidas.

Outra ação executada pela instituição consiste no desenvolvimento do programa Agentes de Roteiros Turísticos (ART), que conta com empresas formalizadas e com expertise neste setor, para promover a governança regional e formatar novos roteiros turísticos no território estadual.

“O nosso estado é muito rico no turismo religioso, turismo de aventura, cicloturismo, turismo de base local e turismo cultural. São muitos atrativos e experiências que são singulares e encantadoras. Para este ano, estimamos ampliar a oferta turística paraibana em mais 15 rotas e roteiros turísticos qualificados e com agências de turismo realizando essa comercialização. Outra iniciativa que vem sendo feita é a orientação aos municípios para inserção no Mapa da Regionalização do Turismo”, concluiu Regina Amorim.

Geração de empregos – Além de contribuir com o fomento ao empreendedorismo, consequentemente a atividade turística na Paraíba também tem impacto direto na geração de empregos formais. De acordo com o boletim técnico do Sebrae/PB, em 2023 o estado contava com 37.645 empregos formais nas empresas que atendem ao turismo. Ainda conforme os dados, esse número corresponde a 5,24% do total de empregos gerados no estado no respectivo período.

Na avaliação da gerente da Unidade de Gestão Estratégica e Monitoramento do Sebrae/PB, Ivani Costa, os dados demonstram o impacto positivo do turismo na economia do estado. “O aumento do número de empresas ativas e de empregos formalizados indica um crescimento na atividade econômica relacionada ao turismo, o que pode resultar em diversos impactos positivos, como novos estímulos e diversificação da economia local, atração de investimentos e melhoria da infraestrutura”, explicou a gerente, ao destacar as oportunidades que se abrem na economia local com o crescimento do setor no estado.

UNIDADE DE COMUNICAÇÃO E MARKETING – SEBRAE PARAÍBA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicações relacionadas
Total
0
Share