Responsabilidade social além dos muros do UNIFSM: a Central de Polícia de Cajazeiras

A Central de Polícia de Cajazeiras é resultado da parceria público-privada entre o Centro Universitário Santa Maria e o Governo do Estado da Paraíba, através da Polícia Civil. Ela conta com gabinetes para delegados, cartórios, banheiro, copa, sala para atendimento psicossocial, salas para registros de Boletins de Ocorrência (BO) e para confecção de Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO), carceragem e garagem. Além de ser sede da Delegacia Seccional, a estrutura também abriga a 2ª Delegacia Distrital, Delegacia da Mulher e Grupo Tático Especial (GTE).

Essa ação, faz parte da Responsabilidade Social (RS) do UNIFSM: “É dar um pouco do que recebemos, é olhar ao entorno e saber que podemos fazer a diferença na vida das pessoas” é o que diz a reitora Sheylla Nadjane sobre a visão de RS do UNIFSM que vem contribuindo ao longo dos anos em melhorias para Cajazeiras e região. Por sua vez, a também reitora Ana Goldfarb reitera que o espírito da Santa Maria é de “Responsabilidade Social, comprometimento e pertencimento”.

Características essas, que podem ser encontradas em diversas ações espalhadas pelo alto-sertão paraibano. A delegada da Mulher, Yvna Cordeiro, reconhece que a parceria público-privada possibilitou a Central de Polícia e consequentemente a Delegacia da Mulher com toda a infraestrutura necessária:

“Hoje temos uma Central de Polícia confortável tanto para os servidores – com uma delegacia ampla e equipada, como para as vítimas – que procuram o serviço da delegacia que são atendidas em um ambiente confortável, humanizado e próprio para o atendimento de violência doméstica que é especializado”, diz.

A motivação para a construção da Central de Polícia partiu de uma tentativa de homicídio na qual uma mulher teve seu corpo queimado e não tinha disponível um ambiente seguro para o seu acolhimento. A partir daí, a instituição percebeu que o aparelhamento das estruturas de Segurança Pública do Estado também faz parte da nossa Responsabilidade Social.

Vale salientar, que a presença do UNIFSM não foi apenas na construção do prédio, ele oferece apoio psicológico para as vítimas de violência doméstica e seus filhos. E assim, um canal permanente é fortalecido entre a instituição e a sociedade a partir de uma rede de apoio e acolhimento. Yvna Cordeiro afirma que essa marca da instituição contribui para uma formação cidadã e pelo exercício da vida em comunidade dos alunos.

Nessa perspectiva, a reitora Goldfarb ratifica o comprometimento da instituição em contribuir para melhorias na sociedade: “Por decisão institucional, resolvemos cuidar do público. Cuidar do entorno é também cuidar de nós. E o social é cíclico, ele não acaba. Nós vemos a responsabilidade social como uma grande oportunidade”.

COM INFORMAÇÕES DA UNIFSM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicações relacionadas
Total
0
Share