Professor de Cajazeiras é selecionado como líder no maior programa de inovação da América Latina

O professor João Paulo Freitas de Oliveira foi selecionado como um dos novos líderes nacionais do Programa InovAtiva. É a primeira vez que um sertanejo residente no interior da Paraíba é selecionado como um dos líderes do maior programa de aceleração de startups da América Latina.

João Paulo leciona no curso de Administração do Centro Universitário Santa Maria (UNIFSM) e no curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas do IFPB, ambos em Cajazeiras.

InovAtiva – O programa se destaca por seu impacto transformador no ecossistema de inovação e oferece capacitação, conexão e mentoria aos participantes. Através de uma metodologia robusta e personalizada, o programa oferece apoio estratégico e direcionado a startups em diferentes estágios de desenvolvimento, impulsionando seu crescimento e potencializando seu sucesso. O programa é totalmente gratuito e a participação é aberta a soluções de todas as áreas de atuação que estejam nas fases de validação, operação ou tração.

Papel do líder  – O líder assume um papel fundamental no sucesso das startups. Mais do que um gestor, o líder é um mentor, guia e inspirador que impulsiona o crescimento e desenvolvimento das empresas participantes. Para o professor, “poder compartilhar minhas experiências e conhecimentos para o programa InovAtiva, é uma forma de contribuir para o sucesso de startups, ajudando-as a superar desafios e alcançar seus objetivos. Além disso, espero poder colaborar para um futuro mais próspero e inovador, principalmente, no sertão da Paraíba. Atualmente, somos reconhecidamente exportadores de mão de obra qualificada, com o InovAtiva, a expectativa é poder fomentar o surgimento de empresas de base tecnológica e que essas sejam protagonistas do desenvolvimento econômico e social da nossa região.”

Realização –  O InovAtiva é feita pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Já a execução do hub é feita pela Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (CERTI). Em 2021, a Associação Brasileira de Startups (Abstartups) e o Impact Hub ingressaram, por meio da atuação em rede, como co-executores.

Resultados – Ao longo de sua trajetória, o InovAtiva já acelerou centenas de startups, impulsionando o crescimento de empresas inovadoras em diversos setores da economia. O programa contribuiu para a geração de milhares de empregos, atração de milhões em investimentos e criação de soluções inovadoras que impactam positivamente a sociedade brasileira. Até o momento, mais de 16.500 projetos submetidos, mais de 14.000 empreendedores impactados, mais de 3.500 startups já foram aceleradas.

COM INFORMAÇÕES DO DIÁRIO DO SERTÃO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicações relacionadas
Total
0
Share