IFPB constitui comissão para avaliar criação do Instituto Federal do Sertão Paraibano; reitoria poderá ser em Patos

Na quarta-feira (31/05), a reitoria do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) publicou portaria criando uma comissão para monitorar o processo de discussão sobre a expansão e consequente desmembramento da instituição.

Com essa nova notícia, o processo de criação do Instituto Federal do Sertão Paraibano (IFSPB), cuja reitoria poderá ficar em Patos, segue em andamento, compreendendo os campi situados na região e pode seguir para as próximas etapas, de acordo com o Folha Patoense.

A idealização da nova instituição surgiu em 2011, quando Pedro Jorge Nunes da Costa teve a iniciativa de formular um recorte geográfico que compreende os campi sertanejos do Instituto Federal da Paraíba – IFPB (Cajazeiras, Catolé do Rocha, Itaporanga, Patos, Princesa Isabel, Santa Luzia e Sousa). Com o passar dos anos, a bandeira pelo desmembramento ganhou força, alcançando os demais municípios.

A missão do IF do Sertão com sede em Patos é explorar o potencial tecnológico do Semiárido, com sua abundância em Sol, sua terra rica em mineração e agricultura, estimulando a criação de um polo de tecnológico em um futuro breve para exportar tecnologia de ponta e trazer novas empresas, como faz Campina Grande, que atualmente é o celeiro de profissionais de tecnologia através da Fundação Parque Tecnológico da Paraíba (PaqTcPB), ação que acontece também em Recife com o seu “Porto Digital”. Essas cidades estimulam a vinda e criações de startups que contribuem para a inovação tecnológica no Brasil e no mundo.

CLIQUE E VEJA A PORTARIA.

Deputada Doutora Paula quer levar reitoria de Patos para Cajazeiras

Na manhã da quarta-feira (31/05), o jornalista Paulo Costa falou sobre a criação do Instituto Federal do Sertão da Paraíba (IFSPB), a partir do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), durante o Programa Arapuan Verdade, na Rádio Arapuan FM.

Na ocasião, ele destacou que é necessário o comprometimento e empenho da classe política para Patos não perder a reitoria para Sousa e Cajazeiras, como aconteceu com o Curso de Medicina. “A doutora Paula já tá dizendo que seria interessante colocar em Cajazeiras”, alertou, ao falar do interesse da deputada estadual em levar a sede à Terra do Padre Rolim, contrariando supostos critérios técnicos que apontam Patos com as melhores condições, assim como outros políticos estão tentando fazer, a exemplo Wellington Roberto, Wilson Santiago e Wilson Filho.

Paulo Costa também destacou a luta do jovem Pedro Jorge Nunes da Costa, idealizador da iniciativa. “Pedro Jorge tem feito uma peregrinação grande”, disse.

Na sessão realizada na Câmara Municipal de Patos na quinta-feira passada, 25, o vereador José Gonçalves chamou a atenção de todos para se unirem em torno da luta pela reitoria na Capital do Sertão para evitar qualquer derrota para outro município. “Só a articulação de todos garantirá a reitoria do Instituto Federal do Sertão em Patos”, diz Zé Gonçalves que convoca à luta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicações relacionadas
Total
0
Share