Ex-aluna do campus do IFPB em Cajazeiras é aprovada em doutorado na Suécia

A trajetória de Maria Beatriz Marim de Moura é marcada pela qualidade do ensino gratuito e de qualidade das escolas públicas, ela sempre estudou em instituições públicas. Em 2016, Maria Beatriz ingressou no curso de Licenciatura em Matemática do IFPB e, com todo o aparato ofertado pelo Campus Cajazeiras, se apaixonou pela área.

De acordo com a estudante, “logo no primeiro semestre do curso eu comecei a desenvolver atividades e estudos sob a orientação do professor Ramon, que sempre me incentivou muito”. Como dizem aqui no sertão, Maria Beatriz meteu a cara nos estudos e em 2019 passou na seleção de mestrado da UFPB enquanto ainda era aluna do IFPB Cajazeiras.

Foi nesse momento que ela pediu adiantamento de curso para já iniciar seus estudos no mestrado na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). A futura doutoranda diz que “depois de cursar as disciplinas obrigatórias, decidiu seguir os estudos na área de Topologia, trabalhando na subárea de Teorias das Singularidades, sob a orientação do professor Aurélio Menegon Neto e coorientação da Professora Miriam da Silva Pereira”, disse. 

Maria Beatriz defendeu sua dissertação em agosto de 2022 após estudar “trivialidade topológica em famílias de deformações lineares com número de Milnor constantes. E agora, após passar por todas as etapas da seleção na Suécia, está no processo de organização de documentação (passaporte e visto) para ingressar no cargo ainda esse ano. Ela precisou intensificar os estudos em inglês, pois a seleção continha uma etapa de entrevista em Inglês.

“O convite para estudar na Suécia veio antes do fim do mestrado, por parte do meu orientador. Ele foi selecionado para se tornar professor na Mid Sweden University e me instigou a pensar na possibilidade de fazer doutorado lá. No início de janeiro ele entrou em contato comigo me avisando sobre o edital para uma vaga de PhD que estava prestes a abrir e me incentivou a começar os estudos intensivos de inglês, já que todo o processo seletivo seria feito nessa língua. Assim o fiz. No início de maio o edital foi lançado com uma vaga para a área de geometria e análise complexa em várias variáveis, em que o candidato aprovado nessa vaga seria orientando do Prof. Andreas e coorientando do Prof. Aurélio. O processo seletivo constou de duas etapas: 1. Análise de CV e cover letter ; 2. Entrevista com os referidos professores responsáveis pela orientação. Ao fim de ambos, fui comunicada sobre a minha aprovação como estudante de PhD na Mid Sweden University, no campus de Sundsvall.”, disse.

COM INFORMAÇÕES DO IFPB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicações relacionadas
Total
0
Share