Estados registram mais de 700 ocorrências com drones em presídios desde 2018; em Cajazeiras foram 4 casos

Por conta do fácil acesso a compra e operação de drones, além das restrições da pandemia para visitas nos presídios, nos últimos anos, criminosos têm buscado as aeronaves não tripuladas para ingressar objetos ilícitos no sistema penitenciário. Levantamento inédito da GloboNews revela que, desde 2018, 20 estados somam 717 ocorrências com drones em presídios do país.

O estado do Mato Grosso lidera com 235 casos registrados desde 2019 com uma crescente em 2021, segundo ano da pandemia. Desde então, os casos diminuíram, mas nos seis primeiros meses deste ano, o número de ocorrências já é igual ao de todo ano passado.

Na Paraíba foram registradas 11 ocorrências, entre 2020 e 2023: 2 apreensões no Presídio do Roger, 3 apreensões no Presídio Silvio Porto, 2 apreensões na Penitenciária PB1 e 4 apreensões na Penitenciária Regional de Cajazeiras.

“A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária – Seap/PB tem empregado mecanismos eficazes para detectar e impedir a entrada de produtos não autorizados nas prisões, além de intensificar ações de segurança nas unidades prisionais de forma contínua. Esses esforços trouxeram resultados expressivos nas apreensões de objetos arremessados por drones. Entre as medidas preventivas implementadas, destaca-se a instalação de telas e redes de proteção nas laterais e na parte superior dos pavilhões prisionais. Essa iniciativa evita que objetos lançados por drones sejam capturados por detentos, reforçando a segurança nas instalações prisionais”, diz nota do Governo da Paraíba.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicações relacionadas
Total
0
Share