Ensecadeira no açude de Boqueirão pode ser coberta pela água e Dnocs alerta ribeirinhos do Rio Piranhas

Mais um açude na região de Cajazeiras está prestes a sangrar: Trata-se do açude Bartolomeu I, localizado no município de Bonito de Santa Fé. O manancial fica na região do Alto Curso do Rio Piranhas e tem capacidade para acumular 17,5 milhões de metros cúbicos de água.

Nos últimos dias, o Açude Engenheiro Avidos, o Boqueirão de Piranhas, recebeu muita água, aumentando a sangria pelo Rio Piranhas. Com o aumento do volume, a ensecadeira feita pela empresa que executava a obra de modernização dos equipamentos da barragem, poderá ser coberta pelas águas. Todo o trabalho para fazer a parede dentro do açude poderá ter sido em vão. O açude São José I, em São José de Piranhas, também está sangrando para dentro do manancial.

Na semana passada, um funcionário do Dnocs emitiu um comunicado para os ribeirinhos a respeito do aumento do volume da água no Rio Piranhas, para que retirassem motores e animais das proximidades do rio, principalmente se as chuvas continuassem. Ele disse que se continuar chovendo e houver risco de prejuízos para os ribeirinhos, as comportas de Engenheiro Avidos serão fechadas, cobrindo a parede da ensecadeira.

O açude do Bartolomeu I estava com 92,48% de sua capacidade. A expectativa é muito grande em relação a sua sangria, que não ocorre há muitos anos, e, principalmente, porque suas águas também seguirão para o açude de Engenheiro Avidos, que está com 38,22% da sua capacidade máxima de armazenamento de água.

COM INFORMAÇÕES DO GAZETA DO ALTO PIRANHAS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicações relacionadas
Total
0
Share