Engenheiro diz que Cajazeiras e São José de Piranhas têm potencialidade para a exploração de minérios

O engenheiro civil Fernando Figueiredo, professor do IFPB em Cajazeiras, falou a TV Diário do Sertão sobre possível exploração de minerais em Cajazeiras e no Sertão da Paraíba.

De acordo com o profissional, há sim potencialidade no Sertão da Paraíba para o trabalho de mineração, inclusive ele falou que já houve uma concessão justamente no Alto Sertão. Fernando ressaltou que principalmente em Cajazeiras e São José de Piranhas foram detectados presença de minérios, no entanto, apesar da planta mineralógica estar toda traçada, os projetos não avançaram.

“Nós temos realmente minérios aqui”, enfatizou o engenheiro. Ele destacou que a tendência é que os projetos sejam desenvolvidos com apoio da obra que pouco se fala na região de Cajazeiras, que se trata de uma das maiores obras do mundo, que é a Transnordestina.

A Transnordestina, segundo o profissional, é uma ferrovia que irá fazer o traçado que cortará o Nordeste para transportar minério de ferro de Tocantins, Piauí para o porto de Salvador.

Fernando Figueiredo explicou que existe um site do Governo Federal, do Ministério de Minas e Energia onde é possível ser consultado as potencialidades de cada região. No Alto Sertão da Paraíba, conforme o profissional, há minério de ferro, mas o principal foco é a matéria prima para indústria de cimentos, de cal, entre outros. Ele explicou que os estudos apontam 70% de chance de dar certo a exploração no Alto Sertão da Paraíba.

O engenheiro civil relatou que apesar da alavancada que a economia terá com a concretização dos projetos de mineração, haverá muitos riscos para o meio ambiente. “É um dos maiores poluidores que temos no planeta”, disse.

“A gente torce pelo desenvolvimento econômico, mas também espera prudência, porque o meio ambiente não é para ser explorado de toda forma. Já tivemos e temos consequências terríveis, então vamos aguardar. Espero que venha esse progresso para cá, mas de forma responsável”, pontuou Fernando.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicações relacionadas
Total
0
Share