DNOCS abre comportas e libera água do açude de Boqueirão de Piranhas

As comportas do Açude Engenheiro Avidos, localizado em Boqueirão de Piranhas, no município de Cajazeiras, no Sertão da Paraíba, tem recebido pouco volume de água nos últimos meses em virtude da irregularidade das chuvas na região.

Mesmo assim, o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) resolveu abrir parte das comportas para liberar água no leito do Rio Piranhas.

De acordo Francisco José Bernardino, o Dr. Pila, membro do Comitê de Bacias Piranhas/Açu, as comportas foram abertas com a vazão de 5.200 litros por segundo e pretende levar, pelo leito do Rio Piranhas, 5 milhões de metros cúbicos de água para o Açude de São Gonçalo, em Sousa.

O membro do comitê também disse  que a liberação da água faz parte do planejamento prévio realizado pela Agência Nacional das Águas (ANA), juntamente com o Comitê de Bacias, para recompor as perdas ocorridas durante o período de estiagem no manancial de São Gonçalo. “Tudo está sendo feito dentro de um planejamento e caso as chuvas voltem, iremos suspender de forma imediata a liberação”, disse Dr. Pila.

Moradores da região registraram a abertura das comportas através de vídeos que foram postados nas redes sociais, lamentando o momento de poucas chuvas e a liberação da água.

O Açude Engenheiro Avidos tem capacidade para 293,6 milhões de metros cúbicos de água e seu volume atual é de 120,5 milhões m³, o que corresponde a 41% da sua capacidade máxima de armazenamento.

COM INFORMAÇÕES DO RESENHA POLITIKA E DA AESA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicações relacionadas
Total
0
Share