Jeová Campos sugere que criação do IF do Sertão paute debates na ALPB e no Congresso Nacional

O processo de reordenamento da Rede Federal de Institutos Federais no país ganha fôlego e incentivo na atual conjuntura política nacional, pois, sabe-se que durante os governos do presidente Lula a pauta da Educação, inclusive da expansão de Campus universitários e implantação de novos institutos, sempre foi prioridade. Na esteira desta perspectiva, o deputado estadual Jeová Campos (PT), que está se despedindo este mês da ALPB, sugere aos parlamentares da bancada estadual e federal da Paraíba que abracem a causa da criação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão da Paraíba (IFSPB), por desmembramento do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba – IFPB.

“É importante defender junto ao Ministério da Educação a criação do Instituto Federal do Sertão da Paraíba (IFSPB). O projeto de criação do IFSPB está parado desde 2019 e agora é um bom momento de retomar essa reivindicação”, afirma o parlamentar. Ele lembra que essa ação que pleiteia o IFSPB foi pioneira no país, inclusive, defendida originalmente pelo ex-deputado federal Wilson Santiago Filho, com o PL N° 4389/2016, cujo projeto foi retomado pelo seu pai, deputado federal Wilson Santiago, com o PL Nº 3057/2019. Numa consulta ao Portal da Câmara dos Deputados, a última movimentação do projeto foi no dia 14 de junho de 2019 e está aguardando apreciação Conclusiva pelas Comissões Designação de Relator na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público (CTASP)

Jeová Campos reitera que essa é uma solicitação de professores de Cajazeiras e dele próprio, que defende esse pleito desde o segundo mandato. Jeová, que ainda em 2021 esteve em Brasília com o professor Francisco Daladier Marques Júnior, do IFPB Campus Cajazeiras, que é quem lidera o movimento de professores e funcionários do IFPB pelo desmembramento do Instituto e criação do o IF do Sertão Paraibano (IFSPB), destaca que essa é uma boa hora de retomar essa discussão.

 “Estou sugerindo a retomada desse tema porque a criação do IFSPB além de justa, porque foi a primeira proposta do país de desmembramento, ela também atende a uma proposta de redução de diferenças socioeconômicas no estado”, afirma Jeová, que já participou do processo de desmembramento da Universidade Federal da Paraíba – UFPB para criação da Universidade Federal de Campina Grande – UFCG, que se tornou uma das mais conceituadas instituições do país no desenvolvimento de tecnologia, tendo em 2019 o primeiro laboratório de tecnologia 5G do Nordeste.

“Pelo nosso sertão, pelo nosso povo, pela cidade que ensinou a Paraíba a ler, pela Paraíba e, sobretudo, pela Educação que transforma vidas e realidades, defendo também a criação do Instituto Federal do Sertão da Paraíba”, finalizou Jeová.

COM NEWS COMUNICAÇÃO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicações relacionadas
Total
0
Share