Comportas do Açude Engenheiro Avidos continuam abertas e liberando água pelo Rio Piranhas

As comportas do vertedouro do Açude Engenheiro Avidos continuam abertas, liberando água da transposição do Rio São Francisco pelo Eixo Norte.

Essas águas que estão passando pelas comportas de Engenheiro Avidos estão servindo para perenizar o Rio Piranhas e para abastecer o Distrito do Gravatá e as propriedades que ficam nas suas margens, além de serem utilizadas em projetos de irrigação, especialmente, na região de Gravatá, em São João do Rio do Peixe.

As águas também dão segurança hídrica para o Açude São Gonçalo, em Sousa, que libera água para o Perímetro Irrigado, onde existe uma grande produção de banana, coco e goiaba. De lá, as águas seguem para o Rio Grande do Norte em direção as barragens Oiticicas e Armando Ribeiro.

As águas que estão entrando no Açude Engenheiro Avidos estão vindo da Barragem da Boa Vista, construída pelo Projeto de Integração do Rio São Francisco, apesar da mesma não estar recebendo água do Ceará, oriundas da barragem de Jati, já que a Estação de Bombeamento (EB3), em Salgueiro, continua sem funcionar, pois passa pela troca de rolamentos que foram danificados. Como a barragem da Boa Vista está com muita água, essa liberação continua acontecendo via barragem da Caiçara.

De acordo com reportagem do jornal Gazeta do Alto Piranhas, o açude de Engenheiro Avidos, que tem capacidade para acumular mais de 293,6 milhões de metros cúbicos de água, está com mais de 98 milhões de metros cúbicos, ou 33% da sua capacidade. A empresa responsável pela modernização da comporta de fundo do manancial e recuperação da parede ainda não retornou para concluir os trabalhos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicações relacionadas
Total
0
Share