Central Estadual de Transplantes promove ação de incentivo à doação de órgãos e tecidos em Cajazeiras

ACentral Estadual de Transplantes realizou, na quarta-feira (14), um treinamento, na cidade de Sousa, para implantação de Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (Cidott) nos hospitais da região.

O evento, que aconteceu na Fundação Municipal de Cultura, envolveu quatro unidades de saúde da rede estadual nas cidades de Patos, Sousa e Cajazeiras. Participaram do encontro médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais e profissionais ligados ao acompanhamento de pacientes críticos em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e áreas vermelhas.

Além do treinamento, a equipe da Central também promoveu um simpósio com o tema “Morte Encefálica e Manutenção do Potencial Doador”, apresentado pelo médico coordenador da Organização à Procura de Órgãos (OPO), Thiago Catão.

“É um treinamento importante para resultados a médio prazo. Hoje estamos aqui plantando sementes que certamente vão frutificar e se transformarão em gestos concretos de doações positivas e vidas transformadas,” destaca.

Essa é a segunda vez que a Central de Transplantes promove a campanha no sertão do estado. A primeira vez foi em 2021, tendo como resultado o aumento no número de doações vindas da região. “Nossa proposta com essa ação de interiorização é capacitar os profissionais dos hospitais integrantes da rede para potencializar as doações de órgãos e transplantes aqui na Paraíba. Recentemente, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, recebeu mais uma aeronave UTI que vai possibilitar o deslocamento das equipes e transporte dos órgãos com mais agilidade e eficiência, e isso vai se transformar em vidas salvas,” enfatiza a diretora da Central de Transplantes, Rafaela Dias.

Em 2023, a Paraíba já registrou a realização de 112 transplantes, sendo 83 de córneas, quatro de coração, 14 de rim, oito de fígado e dois de medula óssea. Aguardam na fila pela doação de um órgão ou tecido, 450 pessoas – 269 de córneas, três de coração, 17 de fígado, 161 de rim.

COM INFORMAÇÕES DO GOVERNO DA PARAÍBA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicações relacionadas
Total
0
Share