“Batendo Sola, Furando Couro e Cheirando Cola”: bloco homenageia sapateiro no carnaval de Cajazeiras

Os moradores da Rua Sete de Setembro, na região central de Cajazeiras, estão ultimando os preparativos para o primeiro ano do “Sete de Setembro Folia”, bloco de carnaval de uma das ruas mais tradicionais da cidade. Conhecida por suas ornamentações em datas comemorativas, como São João e Copa do Mundo, os moradores resolveram comemorar também o carnaval.

No primeiro ano do bloco, o homenageado é Antônio Simplício, 77 anos. Conhecido como Antônio Sapateiro, natural de Aurora (CE), exerce a profissão há 60 anos em Cajazeiras e é o único que ainda produz sandálias de couro.

“Cheguei do Ceará em 63, desde 63 que eu trabalho aqui em Cajazeiras. Aqui fiquei e comecei a fazer esses trabalhos artesanais, era pouca gente que fazia e hoje não tem mais, só tem eu. Faço para as festas, para os colégios no São João, nas quadrilhas, faço sandalinha para criança”, disse seu Antônio.

Ele conta que aprendeu a profissão de sapateiro com o irmão mais velho e que veio para Cajazeiras aos 17 anos de idade. Aqui constituiu família e se estabeleceu na profissão.

Warley Dantas é o organizador do bloco e contou a TV Diário do Sertão como surgiu a ideia de comemorar o carnaval. Ele explicou que foi uma reivindicação dos moradores que assim como comemoram o São João quiseram celebrar o carnaval e o homenageado também foi escolha dos moradores. Antônio Sapateiro está na Rua Sete de Setembro há mais de 50 anos e é o morador mais antigo do local. “Já virou tradicional os eventos da rua e todo mundo quer participar dos eventos que a gente faz”, afirmou o organizador.

O sapateiro expressou toda alegria em ser homenageado no bloco e também o amor que sente pela cidade de Cajazeiras. “Estou muito feliz, graças a Deus, agradeço a todos. Cajazeiras para mim significa tudo. Eu gosto muito de Cajazeiras, demais. Até o Tiro de Guerra eu servi aqui. Gosto demais. Sou feliz aqui”, declarou o sapateiro.

O bloco Sete de Setembro Folia tem, este ano, o inusitado tema “Batendo Sola, Furando Couro e Cheirando Cola”, que faz referência a profissão de Antônio Sapateiro e já possui até música para animar todos nesse carnaval.

A concentração do bloco será na Rua Sete de Setembro, em frente à oficina de Antônio Sapateiro, no domingo (12), a partir das 10h, com muita alegria, animação e show do Pagodão Brega Love.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicações relacionadas
Total
0
Share