Barragem da Caiçara liberou água da Transposição pelo Rio Patamuté, em Cajazeiras

Para surpresa da população, o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) abriu, no final de semana passado, a comporta da Barragem da Caiçara para o Rio Patamuté, na porção sul do município de Cajazeiras.

Essas águas seguiram para o Rio Piranhas, chegando, em seguida a São Gonçalo e, depois, para as barragens de Oiticicas e Armando Ribeiro, no Rio Grande do Norte.

Caiçara já vinha liberando água para o açude Engenheiro Avidos, em Boqueirão de Piranhas, pelo canal que foi construído pelo Governo Federal, fazendo parte da Transposição do Rio São Francisco. Há alguns dias, a água seguiu pelo Rio Patamuté, levando água para várias propriedades ruraus.

Segundo o vice-prefeito de Cajazeiras, Marcos do Riacho do Meio, a água foi liberada por uma comporta que foi feita por trás da barragem da Caiçara, no açude Bartolomeu, passando pelas comunidades de Arruído, Caiçara, Terra Molhada, Batateira, Cachoeirinha, Patamuté, Gadelha até o Santo Antônio.

Do Santo Antônio, parte da água segue para o açude do Soinho, por meio de um riacho. Esse açude tem capacidade para acumular cerca de 8 milhões de metros cúbicos de água e abastece o Distrito de Divinópolis, em Cajazeiras.

COM INFORMAÇÕES DO GAZETA DO ALTO PIRANHAS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicações relacionadas
Total
0
Share