Barragem da Boa Vista continua cheia, mas sem liberar água para Caiçara e Boqueirão de Piranhas

Apesar de já ter perdido um pouco de volume desde a chegada das águas da Transposição do Rio São Francisco, a barragem da Boa Vista, em São José de Piranhas, continua cheia, um verdadeiro mar d’água no Sertão paraibano.

Moradores da região estão aproveitando essa riqueza para pescar, utilizando barcos motorizados e momentos de lazer nos finais de semana. As comportas continuam fechadas e a barragem não está recebendo água oriunda do Ceará, nem está com as comportas abertas para a barragem da Caiçara, em Cajazeiras.

O Ministério da Integração Regional não informa porque as águas do Rio São Francisco deixaram de entrar na Paraíba pelo Eixo Norte da Transposição, vindas pela barragem de Atalho, em Brejo Santo, na divisa com Mauriti.

A barragem da Boa Vista, que tem capacidade para 260 milhões de metros cúbicos de água, teve as comportas abertas para a liberação das águas do Rio São Francisco em direção a Caiçara no dia 21 de janeiro deste ano, chegando a Engenheiro Avidos, o Boqueirão de Piranhas, no dia 25.

Mesmo sem receber água da Boa Vista, a barragem da Caiçara continua liberando água para Engenheiro Avidos, só que em pequena quantidade. Apenas uma comporta está aberta e essa água segue para São Gonçalo, em Sousa, e depois para o Rio Grande do Norte, pelo Rio Piranhas.

COM INFORMAÇÕES DO GAZETA DO ALTO PIRANHAS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicações relacionadas
Total
0
Share