COISAS DE CAJAZEIRAS

Após 75 anos, oficina elétrica da família Mangueira encerra atividades em Cajazeiras

Mais um ciclo se fecha no setor de prestação de serviços em Cajazeiras. Idealizada pelo eletricista cajazeirense Antonio de Souza Mangueira em 1945, a Oficina Nossa Senhora Auxiliadora, que, por décadas, prestou serviços de manutenção elétrica em automóveis e de rebobinamento de motores, encerrou suas atividades.

Instalada, inicialmente, na Rua Bonifácio Moura, a Oficina Nossa Senhora Auxiliadora passou a funcionar, com o decorrer dos anos, na esquina das ruas Pedro Américo com Venâncio Neiva, no centro da cidade.

Trajetória – Após ter adquirido conhecimentos nos serviços de eletricidade, Antonio Mangueira ingressou, em 1937, como eletricista, na Prefeitura Municipal de Cajazeiras, junto à companhia de eletricidade local, cuja sede funcionava no final da Avenida Presidente João Pessoa, onde foi responsável pelo fornecimento de energia elétrica para a cidade.

Em 1943, Antonio Mangueira transferiu-se para Juazeiro do Norte (CE), onde trabalhou por dois anos como eletricista na companhia de eletricidade daquela cidade, retornando a Cajazeiras em 1945, com o propósito de instalar a Oficina Nossa Senhora Auxiliadora, onde trabalhou por mais de 60 anos.

Sua vocação obstinada pela eletricidade o fez eletricista de automóveis; sua inteligência, curiosidade e criatividade foram seus únicos professores.

Com o advento da luz elétrica de Coremas e depois de Paulo Afonso, vieram as indústrias, as eletrobombas, os motores elétricos, as máquinas modernas. Nesta época, seu Antonio dedicou-se ao rebobinamento de motores, atividade que exerceu até os 93 anos de idade.

Antonio Mangueira, além de eletricista dedicado, era também um Mestre. Seus ensinamentos fizeram de seus auxiliares verdadeiros técnicos, a exemplo de seus filhos. Sua companhia de trabalho mais frequente era com o seu filho Aldeci Mangueira, que iniciou na labuta em 1958, aos 13 anos de idade.

Talento – Exímio eletricista de automóveis, Aldeci Mangueira formou invejável parceria com o seu pai, cujo efusivo reconhecimento da clientela era frequente. Por vários anos, foi escolhido como o ‘Mecânico de Automóveis do Ano’, em premiações do gênero.

Aposentado, Aldeci Mangueira trabalhou por 62 anos e perseverou até este ano de 2020, quando decidiu encerrar as atividades da Oficina Nossa Senhora Auxiliadora. O velho e agora inadequado imóvel foi demolido e no local será construído um moderno edifício de quatro pavimentos, com lojas, salas e apartamentos e que homenageará o patriarca Antonio de Souza Mangueira, tomando-lhe emprestado o seu nome.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicações relacionadas
Total
0
Share