Cajazeiras celebra 107 anos do Açude Grande com programação cultural e debates pela sua revitalização

No próximo dia 17, o Açude Grande de Cajazeiras completa 107 anos de existência. Para celebrar a data, o Fórum Açude Grande Vivo vai promover uma programação com dois dias de eventos culturais e debates pela revitalização do manancial.

O ator, produtor cultural e ex-vereador Rivelino Martins explicou ao Diário do Sertão que os 107 anos são contados a partir da inauguração da obra de ampliação do Açude Senador Epitácio Pessoa, que ficou popularmente conhecido como Açude Grande.

Rivelino conta que antes dessa obra o reservatório já existia e teria sido construído pelo casal Vital de Souza Rolim e Ana de Albuquerque (Mãe Aninha), pais do padre Inácio de Souza Rolim. Mas foi entre os anos de 1915 e 1916 que o então Governo da Paraíba estruturou o manancial e construiu as duas barragens, ou ‘paredes’, que ficaram conhecidas como ‘balde’ do açude.

Com o passar dos tempos, o açude foi sendo poluído por redes de esgotos da cidade. Em 2017, um grupo formado por pessoas de vários segmentos da sociedade criou o Fórum Açude Grande para lutar pela despoluição das águas e a revitalização do entorno.

“Tem uma sequência de lutas da sociedade dizendo que esse patrimônio precisa ser visto com bons olhos por ser um patrimônio cultural, ambiental e histórico. É a fonte onde nasceu Cajazeiras. É preciso ter sensibilidade para entender que o investimento na revitalização é potencializar um dos espaços turísticos mais importantes do interior do Nordeste”,  destaca Rivelino.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicações relacionadas
Total
0
Share