Resgatemos a dignidade do patriotismo

Tem muita gente confundindo o conceito da palavra “patriotismo”. Eu sempre entendi que significa o amor à pátria, sua história e sua identidade cultural. Não pode ser nunca a paixão fanática por um político que eventualmente esteja exercendo uma função de comando administrativo na nação. E pior, sequestrando os símbolos pátrios como se fossem marcas de reconhecimento de ideologias ou facções políticas.

O patriotismo está acima do amor a um governo ou a um líder político. Quando esse amor está ligado a um projeto político deixa de ser patriotismo para se tornar nacionalismo, no sentido pejorativo, porque é um sentimento normalmente aplicado em governos autoritários. É uma cultura muito comum nos regimes ditatoriais. O nacionalista nem sempre é patriota.

Estamos experimentando uma deformidade cognitiva do que seja patriotismo. Querem transformá-lo num sentimento unilateral, como se fosse exclusivo de quem defende a mesma causa político-ideológica. Quando vejo fanáticos cantando o hino nacional em volta de um pneu, fico convencido de que essa é uma atitude de desprezo à pátria. Isso não pode ser considerado um exercício de cidadania e de amor cívico.

A presença de grupos em frente aos quartéis reivindicando intervenção federal é confundir patriotismo com militarismo. É demolir os ícones patrióticos que conhecemos historicamente. Postura que beira à alienação. Protagonismo de iconoclastia militante. O pavilhão nacional se tornou peça de propaganda política, num procedimento de destruição do orgulho verdadeiramente patriótico. O patriotismo utilizado como forma de orientação política.

Precisamos resgatar a dignidade do patriotismo. Fico bastante incomodado ao observar vândalos serem classificados como “patriotas”. Segundo Joaquim Nabuco, “patriotismo é aquele que concilia a pátria com a humanidade”. É dele também a afirmação de que: “Só vale o patriotismo que faça do Brasil um país remido de suas heranças malditas, que faça de nós uma nação justa, fraterna, solidária e nada condescendente com a criminalidade”.

Vulgarizar a nossa bandeira é um desserviço à honra nacional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicações relacionadas
CLIQUE E LEIA

Desigualdade

Os rios da miséria não secam as pequenas nascentes de doenças tão simples e facilmente curáveis vão de…
CLIQUE E LEIA

Gratidão

Faz das tuas mãos conforto para o perigo; procura ser a ponte diante de uma tempestade, pois o…
Total
0
Share