Os jornais de Cajazeiras (conclusão)

FLOR DE LIZ – Este ciclo rememorativo se fecha com a publicação dessa revista ilustrada, dita e havida como sendo “Da Acção Social Catholica Feminina” e que era editada nas “Officinas Graphicas D’O Rio do Peixe” (respeitada a grafia da época), conforme consta da logomarca dela. Pelas páginas da revista, espalhavam-se vários temas: moda, arte, família, religião e liberdade. Tinham-na como de “ação social católica feminina e de orientação diocesana”, e contava com a participação efetiva e permanente da Professora Odília Formiga Leal, de tradicional família de São João do Rio do Peixe, que seria considerada, num linguajar de hoje, de uma verdadeira “ativista cultural e religiosa”. Esposa do também Professor Hildebrando Leal, participava ativamente das ações educativas do esposo, junto ao Instituto São Luiz. A revista, de circulação mensal, provavelmente, chegou ao público leitor, por quase uma dezena de anos e teve a sua primeira edição em 1930, circulando, provavelmente até 1937, ano em que Hildebrando Leal passou a residir em Campina Grande. Tinha como Secretária a Professora Aline Rolim e, como Gerente, a Professora Oscarina Coelho.

MENSAGEM – Há que se destacar o lançamento, em 1939, dessa revista que, ao que se tem notícia, circulou apenas com uma edição, sob responsabilidade da Associação Comercial de Cajazeiras.

GAZETA DO ALTO PIRANHAS – Jornal semanal, já incorporado ao cotidiano de cajazeirenses e cajazeirados espalhados pela Região. Já é, de longe, o mais longevo dentre todos os periódicos originados na cidade de Cajazeiras. Foi fundado pelo Professor José Antônio de Albuquerque. Sua primeira edição veio a lume em 1º de janeiro de 1999. Desde a sua fundação, circula, initerruptamente, às sextas-feiras. Dentre os créditos de sua direção atual, constam os seguintes nomes: DIRETORIA EXECUTIVA: Diretora Administrativa – Maria Antonieta Cavalcante Albuquerque; Diretor Responsável – Fernando Caldeira; Redator – José Antônio de Albuquerque; Colaboradores – Christiano Moura, Cristina Moura, Fernando Caldeira, José Ronildo, Reudesman Lopes, George Sandro, Francisco Sales Cartaxo, Francelino Soares de Souza, Saulo Péricles Brocos Pires Ferreira (Pepé), Mariana Moreira, entre outros; Fotografo – José Cavalcante Júnior.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicações relacionadas
Total
0
Share