O passado como nosso grande professor

Aprendendo com os erros do passado, evitamos repeti-los. Não podemos permitir que mágoas e lembranças nos façam parar no tempo. Não falo em arrependimentos, mas sempre temos algo que lamentamos ter feito. No entanto não adianta ficarmos remoendo acontecimentos pretéritos que nos causaram insatisfações, frustrações e decepções. É necessário entendermos que o que passou ficou para trás. E do passado tiremos lições e proveitos que nos ajudem a fazer novas escolhas e caminhos.

Nosso passado está cheio de altos e baixos, sucessos e fracassos, sonhos cumpridos e corações partidos. Afinal de contas a vida é uma eterna escola. Importante analisarmos o que foi falho e melhorarmos no futuro. Reconhecer os erros é libertador. Segundo Shakespeare, o passado é a introdução às nossas vidas atuais, preparando-nos para o evento principal bem à nossa frente.

Não fiquemos presos nas memórias das oportunidades desperdiçadas. Fujamos das nostalgias que nos entristecem. Porém, para sabermos onde devemos ir, é preciso saber onde estivemos. Olhar para trás e projetar para onde se quer ir é essencial nas transformações que pretendemos fazer. Muitas vezes ficamos pensando em coisas que poderíamos ter feito diferente no passado, palavras que poderíamos ter dito para alguém querido, argumentos que poderíamos ter usado durante um debate.

Mas os ciclos se fecham ao longo de nossa vida. Libertemo-nos das amarras do passado, focando no momento presente. E que ele seja encarado como o nosso grande professor. Assim ganhamos maturidade para encarar as coisas de uma nova maneira no futuro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicações relacionadas
CLIQUE E LEIA

Dias de lua

Ela está lá. Em todas as suas fases ela sempre aparece. Tímida, em expressão de um pequeno filete.…
CLIQUE E LEIA

Agora é a Série D

Fim da ressaca da eliminação do paraibano, vida que segue para o glorioso Atlético Cajazeirense de Desportos. A…
Total
0
Share