As boas ideias que não funcionam

É fato, nossa cidade está crescendo, e para crescer necessita de planejamento. Recentemente Wanderlei Figueiredo, uma das melhores cabeças pensantes que está a assessorar nossa edilidade, me disse que estaria formando uma “comissão de alto nível” para pensar Cajazeiras para daqui há vinte, trinta anos. Eu pessoalmente, até como cajazeirense que sou, apoiei e apoio essa idéia, mas fazendo uma ressalva: tudo bem Vanderlei, a idéia é ótima, só tem um problema: vai contrariar pessoas e essas farão o possível para que esse projeto não vá a frente, pois o jeito que está eles estão se locupletando dos vícios da administração e desejam continuar do jeito que as coisas estão.

Decerto, que nossa cidade está muito diferente dos tempos em que Seu Otílio Guimarães (um tesoureiro honestíssimo), e mais meia dúzia de funcionários tocavam a Prefeitura; a cidade ficou muito mais complexa e por esse motivo os controles ficaram muito mais difíceis de serem feitos, sempre vai escapar alguma forma de um funcionário “experto” ou alguém ligado à máquina municipal ter êxito em tirar um naco indevido de nosso erário. Vou dar um exemplo: Dr. Epitácio Leite, que era a honestidade personificada, tinha (não vou citar nomes) pessoas de sua confiança que se locupletavam em seu lugar, tanto, que descobertos vários desvios do erário e Dr. Epitácio teve que vender muitos dos seus bens, teve seus direitos políticos suspensos, foi processado criminalmente por essas falcatruas alheias, e na minha opinião, morreu de desgosto. Depois de falecido, veio um mandato de prisão para ele, que não teve de cumprir porque já estava morto. Isso o paradigma da honestidade de nossa política, seus sucessores, quase na sua totalidade, respondem por processos de desvio de verbas públicas, e isso se repete (tenho certeza) em todas essas cidades circunvizinhas. Nossa sociedade é muito complacente com esses desvios, e até como essa nossa região extremamente fisiológica, o próprio povo vive como a mercadejar seu voto, e em cidades menores isso acontece às claras.

Determinadas pessoas, e vou citar o nome de meu amigo falecido Adalberto Nogueira, que queria fazer a coisa certa, quando contrariou alguns interesses, foi demitido sem sequer ser comunicado, soube de sua demissão pela imprensa.

Por isso, qualquer tentativa de se fazer o certo, ou fazer um planejamento global em nossa cidade na minha modesta opinião está destinada ao fracasso.

Espero que mude, mas não estarei vivo para viver esse tempo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicações relacionadas
CLIQUE E LEIA

A Era Dunga

Mesmo tendo vencido muitos amistosos, a eliminação da Copa América pode custar à cabeça do treinador. Não estamos…
Total
0
Share