A Escola

“Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele”. Pv. 22:6

Tudo bem que se diga que a educação vem do berço. Entretanto, é na escola  nossa segunda casa, que se recebe instrução e ensino para o  aprimoramento da educação, que mais tarde haverá de refletir na vida de  cada um. No passado quantos pais tiveram dificuldades para encontrar uma  escola aonde seus filhos pudessem estudar. Hoje a facilidade é grande  porque além de uns sem números de escolas privadas há aquelas de ensino  público que oferece educação gratuitamente desde o pré-escolar à  universidade.

Lembro-me  do cuidado e zelo que minha mãe tinha para encaminhar seus filhos à  escola. Acordávamos cedo; escovado os dentes, tomado banho e café, íamos nós, a busca de conhecimento que mais tarde haveria de beneficiar o nosso dia-a-dia e nos preparar para vida.

Nesse  tempo apesar de serem raras as escolas em nossa cidade, havia aquelas  que se destacavam pela forma de pedagogia aplicada aos seus alunos, às  vezes até severa para correção de quem se mostrasse intolerante e  desinteressado em aprender. A palmatória era um desses instrumentos de  correção.

“A estultícia está ligada ao coração da criança, mas a vara da disciplina a afastará dela” Pv. 22:15

Há  quem considere esse tipo de pedagogia superada. Não quero entrar no  mérito da questão. Entretanto devo advertir que conheço alguns cidadãos  em que fora aplicada essa modalidade no ensino, (pois eram verdadeiros  transgressores da ordem e dos bons costumes à época), e hoje são pessoas  de bem, pacatas, bons pais de famílias. Mais tarde, como saldo positivo  das lições recebidas, tornaram-se exercitadores da prática do bem para  com o próximo.

Acostumamos  a dizer que são os tempos que mudam. Não são os tempos que mudam, as  pessoas sim, essas mudam. Quando afirmamos ah tempo bom era aquele, não  nos referimos ao tempo natureza em si, e sim as constantes mutações  ocorridas nas pessoas conforme as circunstâncias que cada uma vive em  seu hábitat.

Hoje  com toda parafernália de que dispõe a tecnologia existe amplo  favorecimento ao ensino onde é explorado vasto campo de atuação na  ciência com a concessão de todos os meios para pesquisas e estudos;  porém, a maioria de nossos jovens se envereda pelos caminhos das drogas e  agride a integridade física e moral dos pais e dos professores,  Aterrorizando e imprimindo nas escolas um clima de violência jamais  visto na história do mundo, atingindo dessa forma a sociedade como um  todo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicações relacionadas
CLIQUE E LEIA

Ponto de vista

FRANCISCO INÁCIO PITA Primeiro quero avisar que não sou político, não tenho intenção de ser político e nem…
Total
0
Share